LIVRO DE PORTUGUÊS - PROJETO PITANGUÁ
UNIDADE 1
PROFISSÕES PG 8 ;
PONTUAÇÃO, INTERROGAÇÃO E EXCLAMAÇÃO;
ORTOGRAFIA: TIL, Ç, CH, IN OU IM;
AUTOBIOGRAFIA
VERSOS E DESENHOS
ORTOGRAFIA: NH, LH, CH, S OU Z
CLASSIFICADOS
PROFISSÕES PG 30
UNIDADE 2 PG 36
CONVIVÊNCIA
GUE, GE, GUI,GI F OU V
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
POEMAS
ORTOGRAFIA: SONS DE X
ENTREVISTA
UNIDADE 3 PG 68
FORÇAS DA NATUREZA
DIÁLOGO: PONTUAÇÃO, PARÁGRAFO, TRAVESSÃO;
DIÁRIO PESSOAL
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
UNIDADE 4 PG 98
VÍRGULAS EM ENUMERAÇÃO
ORTOGRAFIA: G E J
HISTÓRIA – PRODUÇÃO
POEMA VISUAL
ONOMATOPÉIAS
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
UNDADE 5 PG 130
FESTAS E DIVERSÕES; CARNAVAL PG 130
DOIS PONTOS E ASPAS
ORTOGRAFIA U OU L
DIÁLOGO
POEMA
TEXTO INSTRUCIONAL: JOGO DOS COPOS
MARCADORES DE TEMPO
UNIDADE 6PG 156
CIDADES
EXCLAMAÇÃO; SINGULAR E PLURAL
C OU S; S OU Z, CH, R ,OU RR, C OU QU
CARTÃO POSTAL
MAIÚSCULOS; SINGULAR E PLURAL
RATO DA CIDADE E DO CAMPO PG184
QUE PLACA É ESSA?
UNIDADE 7 PG 188
SAÚDE – DENGUE PG 216
TEATRO : MASC E FEM
ORTOGRAFIA: S, Z E X
TEXTO TEATRAL
PARLENDA
POEMA, VERSO, ESTROFE, RIMA, RITMO
ORTOGRAFIA OU E O
FOLHETO INFORMATIVO
UNIDADE 8 PG 220
MONSTROS E CRIATURAS ESTRANHAS
DIMINUTIVO E AUMENTATIVO
VÍRGULA EM EXPRESSÕES PARA CHAMAR PESSOAS
ORTOGRAFIA: S, SS, C,Ç E SC
PRODUÇÃO DE HISTÓRIA
DESENHO
CLASSIFICAÇÃO DE SÍLABAS
PALAVRAS TERMINADAS EM ASA, OSO, ZINHO E ZINHA
VERBETES
UNIDADE 9 PG 246
DIFERENTES POVOS, DIFERENTES COSTUMES
ENTREVISTA
CARTA
ORTOGRAFIA : U OU L, R OU RR,SS OU C,Z,X OU S
C E QU, G E GU, OSO
VERBETE
LIVROS RECOMENDADOS 278/299
LIVRO DE GEOGRAFIA - PROJETO PITANGUÁ
BLOCO 1 - BAIRRO PG 10 E 11
HISTÓRIA DO BAIRRO – MÚSICAS
QUAIS OS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS TEM PRÓXIMO A SUA CASA
QUAL PONTO DE REFERÊNCIA PRÓXIMO A SUA CASA
QUAL LUGAR QUE VC MAIS GOSTA EM SEU BAIRRO
LISTE TRÊS TIPOS DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS
DESENHE O PERCURSO DE SUA CAS ATÉ A ESCOLA
HISTÓRIA DE SEU BAIRRO E DE SUA CIDADE PG 87
EM BUSCA DE MELHORIAS PARA BAIRRO E CIDADE;
BLOCO 2 – O MUNICÍPIO
DIFERENÇAS DOS BAIRROS
RURAL E URBANO
QUEM GOVERNA O MUNICÍPIO
TRABALHO DOS VEREADORES: CARTA PARA OS VEREADORES
CIDADES PLANEJADAS E NÃO PLANEJADAS
BLOCO 3 - PAISAGEM – O QUE É PG 94
RURAL E URBANO
RIO E VEGETAÇÃO
PROBLEMAS AMBIENTAIS DA CIDADE PG 126
PROBLEMAS AMBIENTAIS DO CAMPO PG 138
SUGESTÕES DE LEITURA PG 140
LIVRO DE CIÊNCIAS - PROJETO PITANGUÁ
UNIDADE 1
A VIDA NO PLANETA TERRA
SERES VIVOS E NÃO VIVOS
O SOLO ABRIGA MUITOS SERES VIVOS TEXTO A MINHOCA
UNIDADE 2 – PG 18
OS SERES PRECISAM DE ÁGUA E AR
ENTREVISTA SOBRE O USO DA ÁGUA
UNIDADE 3 – A LUZ E O CALOR
A LUZ E O CALOR PARA OS SERES VIVOS
UNIDADE 4 – OS SERES VIVOS E O AMBIENTE – BAIRRO PG 43
TIPOS DE PLANTAS
AMBIENTES AQUÁTICOS E TERRESTRES
UNIDADE 5 – CONHECENDO AS PLANTAS
CICLO DE VIDA DA PLANTAS
PARTES DA PLANTA - ÁRVORES
MÚSICA POMAR – PALAVRA CANTADA
UNIDADE 6 – CONHECENDO OS ANIMAIS
CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS
LOCOMOÇÃO E ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS
UNIDADE 7 – ANIMAIS
VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS
INSETOS PG110
OBSERVAÇÃO DOS INSETOS NO ENTORNO DA ESCOLA
UNIDADE 8 - COMO SÃO OS SERES HUMANOS PG112
AS CARACTERÍSTICAS E O FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO
UNIDADE 9 – OS SERES HUMANOS DESCOBREM E INVENTAM
AS VACINAS 140
A GRANDE DESCOBERTA A ELETRICIDADE
AS INVENÇÕES – PROJETO AES ELETROPAULO
CONTAR HISTÓRIAS COMO:O MENINO MALUQUINHO; MARCELO, MARMELO, MARTELO
LIVROS RECOMENDADOS PG 142/143
LIVRO DE HISTÓRIA - PROJETO PITANGUÁ
BLOCO 1 - CIDADES DO BRASIL PG 6
ORIGEM DAS FAMÍLIAS
CIDADE E CAMPO PG 20
HISTÓRIA DE SUA CIDADE/ MUNICÍPIO PG 21
MUDANÇAS NO BAIRRO RJ PG 28
NOSSA CAPITAL – BRASÍLIA PG 40
BLOCO 2 – LIGANDO TERRITÓRIO
MAPA DO BRASIL – PG 67
CAPITAIS DOS ESTADOS
QUANTOS SÃO OS ESTADOS BRASILEIROS;
SÃO PAULO PG 46 MEIOS DE TRANSPORTE PG 48
ANIMAIS E EMBARCAÇÕES PG 70
SANTOS DUMONT – PG 82
BLOCO 3 - PELOS CAMPOS DO BRASIL – PG 84 E 85
POVOS INDÍGENAS
VÍDEO
PG 96 MÚSICA FOME COME – AGRICULTURA BRASILEIRA
LIVROS RECOMENDADS PG 116 E 117
LIVRO HISTÓRIA - DE OLHO NO FUTURO
- A ESCOLA
1º DIA DE AULA
PLANOS PARA ESTE ANO
CONHECER A HISTÓRIA DE SUA ESCOLA PG 27
- FAMÍLIA
PG 34 – CONSTRUIR GRÁFICOS DAS FAMÍLIAS DA SALA
FAMILIA E TRABALHO PG 40
- A MORADIA DA FAMÍLIA
DESENHE OS CÔMODOS DE SUA CASA – TRAZER PANFLETOS DE APARTAMENTOS
QUADROS DE VAN GOGH
DIFERENTES MORADIAS
BAIRRO PG 65
-SERVIÇOS PÚBLICOS NO BAIRRO
LAZER NO BAIRRO
BAIRRO E SUA HISTÓRIA PG 72
- MEIOS DE TRANSPORTE E DE COMUNICAÇÃO
-O TRABALHO PG 96
TRABALHO INFANTIL PG 104
MÚSICA CRIANÇA NÃO TRABALHA – PALAVRA CANTADA
SUGESTÕES DE LEITURA PG 111
LIVRO DE MATEMÁTICA – PORTA ABERTA
UNIDADE 1 – MEDIDA E ORDEM
NÚMEROS NA RÉGUA: O CENTÍMETRO
MEDINDO COM A RÉGUA
NUMEROS INDICAM ORDEM
CALENDÁRIO: DIAS DA SEMANA, MESES E DIA DO MÊS
LENDO AS HORAS
UNIDADE 2 – O NÚMERO E SEUS USOS
OS NÚMEROS NA INFORMAÇÃO: CONTANDO, MEDINDO, ORDENANDO E CODIFICANDO;
O NÚMER NA CONTAGEM
A REPRESENTAÇÃO DIGITAL
UNIDADE 3 – ESPAÇO E FORMA
TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS DO TANGRAM PG 34
FIGURAS SIMÉTRICAS
UNIDADES 4 – SE QUÊNCIA NUMÉRICA
ONTEM, HOJE E AMANHÃ
SUCESSOR E ANTECESSOR 43
“MAIOR QUE” E” MENOR QUE” 45
FORMAS DE COMPARAR
PAR OU ÍMPAR? 47
OUTRAS FORMAS DE INDICAR QUANTIDADE
10 UNIDADES FORMAM UMA DEZENA
COMPONDO, DECOMPONDO E LENDO NÚMEROS NATURAIS 54
FAZENDO ARRENDONDAMENTOS 58
UNIDADE 5 – ANTIGOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO
CONTANDO DE 5 EM 5 COMO OS MAIAS 63
CONTANDO DE 10 EM 10 COMO OS EGÍPCIOS
CONTANDO COMO OS ROMANOS 65
UNIDADE 6 – ESPAÇO E FORMA
FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS 68
AS FACES DAS FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
OS VÉRTICES E AS ARESTAS DAS FORMAS ESPACIAIS
UNIDADE 7 – ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO SEM REAGRUPAMENTO
JUNTAR E ACRESCENTAR
ADIÇÃO SEM REAGRUPAMENTO
ADIÇÃO COM MAIS DE DOIS NÚMEROS
TIRANDO, QUANTO RESTA
QUANTO FALTA PARA COMPLETAR 88
VAMOS COMPARAR
QUAL É A DIFERENÇA
SIBTRAÇÃO SEM REAGRUPAMENTO
UNIDADE 8 – ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM REAGRUPAMENTO
ADIÇÃO COM MAIS DE DOIS NÚMEROS COM REAGRUPAMENTO
SUBTRAÇÃO COM REAGRUAMENTO
UNIDADE 9 – AS IDEIS DA MULTIPLICAÇÃO
ADIÇÃO DE PARCELAS IGUAIS
ORGANIZAÇÃO RETANGULAR
AS TABELAS DE MULTIPLICAÇÃO POR 2 E POR 3
O DOBRO E TRIPLO DE UM NÚMERO P 121
A TABELA DE MULTIPLICAÇÃO POR 4 E 5
O QUÁDRUPLO E O QUÍNTUPLO DE UM NÚMERO
A TABELA DE MULTIPLICAÇÃO DE 6, 7, 8, 9, E 10
PADRÕES GEOMÉTRICOS E MULTIPLICAÇÕES
MULTIPLICAÇÃO SEM E COM REAGRUPAMENTO
A IDEIA COMBINATÓRIA
A IDEIA DE PROPORÇÃO
UNIDADE 10 – AS IDEIAS DE DIVISÃO
DIVIDINDO AO MEIO
REPARTINDO EM PARTES IGUAIS
MEDINDO COM DIVISÃO
A DÚZIA E MEIA DÚZIA
ADIVISÃO EXATA E USO DE ALGORITMO
A DIVISÃO COM QUACIENTE DE 2 ALGARISMOS
SUBTRAINDO PARA DIVIDIR
A DIVISÃO NÃO EXATA E USO DE ALGORITMO
UNIDADE 11 – SEQUÊNCIA NUMERICA E A CENTENA
AS CENTENAS 172
COMPONDO E DECOMPNDO NUMEROS
COMPARANDO QUANTIDADES MAIORES QUE 100
UNIDADE 12 – MAIS SOBRE OPERAÇÕES
UNIDADE 13 -MAIS SOBRE MEDIDAS
PALMO, PÉ E PASSO
O METRO
O QUILOGRAMA
O LITRO
O MINUTO
ATIVIDADES PARA O CADERNO
PORTUGUÊS
NA ESCOLA APRENDEMOS A LER, ESCREVER, RESPEITAR AS PESSOAS. A ESCOLA É NOSSO SEGUNDO LAR
NA ESCOLA TAMBÉM EXISTEM REGRAS E DEVEM SER CUMPRIDAS;
NÃO DEVEMOS
1 LEVANTAR DO LUGAR
2. FICAR CONVERSANDO NA HORA QUE A PROFESSORA 3.ESTIVER EXPLICANDO A LIÇÃO
4.PEGAR O MATERIAL DO COLEGA
5.BRIGAR
6.COMER NA SALA
7. FALAR PALAVRÃO
8 XINGAR O COLEGA
9 . GRITAR
10.SUJAR A SALA
11. RABISCAR AS MESAS
DEVEMOS
1 RESPEITAR E OUVIR AS PROFESSORAS
2. ESTUDAR E COPIAR A LIÇÃO
3.PRESTAR ATENÇÃO NA AULA
4. FAZER SILÊNCIO QUANDO A PROFESSORA FOR FALAR
5. FICAR COMPORTADO (A) NA SALA
6. PEDIR LICENÇA, PARA FALAR COM A PROFESSORA
7.DAR OPINIÕES
8. RESPEITAR OS COLEGAS, PROFESSORAS E FUNCIONÁRIOS
9. OLHAR TODOS OS DIAS OS HORÁRIOS DAS AULAS E TRAZER O MATERIAL NECESSÁRIO.
10 REALIZAR AS TAREFAS DE CASA
11. TER CUIDADOS COM NOSSOS MATERIAIS
DIREITOS E DEVERES DAS CRIANÇAS (QUE ESTÁ EM UM CARTAZ DO CORREDOR
LEITURA TODOS OS DIAS
PARLENDA (DE TDOS OS DIAS)
SOCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA DE SEU NAMORADO
A,B,C,D,E,F,G,H,I,J, K, L,M,N,O,P,Q,R,S,T,U,W,X,Y,Z
PARLENDA CORRE COTIA
CORRE COTIA
NA CASA DA TIA
CORRE CIPÓ
NA CASA DA AVÓ
LENCINHO NA MÃO
CAIU NO CHÃO
MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO
PODE JOGAR?
NINGÚEM VAI OLHAR?
PINTAR AS PALAVRAS QUE COMBINAM
PALAVRAS COM NH, RR, Ç, ÃO
PALAVRAS COMEÇADAS COM VOGAL
PALAVRAS COMEÇADAS COM CONSOANTES
FAÇA UMA LISTA DE NOMES PRÓPRIOS COMEÇADAS POR VOGAL
FAÇA UMA LISTA COMEÇADAS COM CONSOANTES
COLOCAR OS NOMES EM ORDEM ALFABÉTICA
BIANCA, JOÃO, GABRIEL, HÉLIO, DAVI, AMANDA, CAROLINA, FABIO, LAURA, KAUAN, MANUELA, YURI
PARLENDA
LÁNARUA24
UMAMULHERMATOUUMSAPO
COMASOLADOSAPATO
OSAPOESTREMECEU
AMULHERMORREU
URUBUBUBU
QUEMNÃOSAIRÉUMTATU
REESCREVA CADA VERSO DA PARLENDA “ LÁ NA RUA 24...”, SEPARANDO AS PALAVRAS;
RESPONDA:
QUAL O NÚMERO DA RUA?
COMO A MULHER MATOU O SAPO?
DÊ UM TÍTULO PARA A PARLENDA:
DESENHE A PARLENDA
ESCREVA 10 PALAVRAS COM S
ESCREVA 10 PALAVRAS COM M
ESCREVA 10 PALAVRAS COM T
ESCREVA 1º PALAVRAS COM F
ESCREVA 10 PALAVRAS COM V
ESCREVA 10 PALAVRAS TERMINADAS EM AR, ER, IR, OR, UR
COPIE COMPLETANDO AS PALAVRAS COM R
ROBE__TO,
CA___MEM,
ARTU___
LEONA___DO
MA___CIO
NO____MA
CA____LA
BA____BARA
CA_____LITO
RICA____DO
COMPLETE COM AR, ER, IR, OR, UR
FORMIGA, ELEVADOR, CORNETA, CARNEIRO, CADERNO, COBERTOR, ERVILHA, MARTELO, VERMELHO, SORVETE, CARTEIRA, GORDO, GARFO, SORTE, ARMÁRIO, IRMÃO, PORCO, COLHER, COLAR, PERNA, CORDA, CALOR, CURTA, DOUTOR, CARNE, CARVÃO, IRMÃ, FORTE;
ESCOLHA 5 PALAVRAS E FORME FRASES COM ELAS.
POESIA
É BRINCAR COM AS PALAVRAS
COMO SE BRINCA
COM A BOLA, PAPAGAIO, PIÃO
SÓ QUE
BOLA, PAPAGAIO, PIÃO
DE TANTO, BRINCAR SE GASTA
AS PALAVRAS NÃO
QUANTO MAIS SE BRINCA
COM ELAS
MAIS NOVAS FICAM
COMO A ÁGUA DO RIO
QUE É SEMPRE UM NOVO DIA
VAMOS BRINCAR DE POESIA
CIRCULE AS PALAVRAS QUE COMBINEM
ESCREVA 5 PALAVRAS QUE COMBINEM COM:
BOLA/ PAPAGAIO / PIÃO
FAÇA O DESENHO DOS TRÊS BRINQUEDOS DA POESIA E FORME FRASES
APRESENTAR A POESIA DA CECÍLIA MEIRELES
“PALMADAS PARA COMPLETAR O FIM DOS VERSOS
FORME PALAVRAS COM
BRA –
BRE –
BRI –
BRO-
BRU-
COM AS PALAVRAS ABAIXO COMPLETE O TEXTO:
GIRASSOL, FRIGIDEIRA,GELO,LARANJA, GELADEIRA,CEREJA, TIJELA
O JANTAR FOI DIVERTIDO
A VOVÓ ABRIU A _______________PEGOU O ___________ PARA GELAR O SUCO DE ________________DEPOIS FRITOU ALGUNS OVOS NA ___________________ COLOCOU A __________ NA__________________ E ENFEITOU COM UM LINDO ______________________.
COMPLETE AS PALAVRAS COM GUA, GUE, GUEI, GUI;
JO_____, FO _______RA,, Á_____, FORMI ______RO, ______TARRA, FO______NHO
COMPLETE COM G OU J
ZOOLÓ___ICO; ___IPE; ____AVALI, ____IBOIA, ___EGUE, ___ABUTI, ___IRAFA, LI__EIRA, INTELI___ENTE, ___ACARÉ, A___ITADO, ____ENTE
OS BICHOS DO ZOOLÓGICO
PASSANDO LÁ NO ZOOLÓGICO
NUM JIPE QUE ESTAVA ALI
EU VI UM JAVALI, UMA JIBÓIA, UM JEGUEE UM JABUTI.
TAMBÉM UMA GIRAFA BEM LIGEIRA, UM JACARÉ TODO AGITADO, UM LINDO JEGUE E MUITA GENTE INTELIGENTE.
QUADRINHA
COMPANHEIRO ME AJUDE
QUE EU NÃO POSSO CANTAR SÓ.
EU SOZINHO CANTO BEM,
COM VOCÊ CANTO MELHOR
TODOS ESTÃO CONVIDADOS A CRIAR SUAS QUADRINHAS
VAMPIRO
JOSÉ PAULO PAES
ERA UMA VEZ UM VAMPIRO
TÃO BEM EDUCADO, MAS TÃO BEM EDUCADO
QUE TODA VEZ QUE SUGAVA
O SANGUE DE UMA PESSOA
NÃO ESQUECIA DE DIZER “MUITO OBRIGADO”
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
REALIZAR ATIVIDADES COM PALITOS DE SORVETE E ELÁSTICO; ENTREGAR UMA QUANTIA QUALQUER PARA CADA ALUNO E PEDIR PARA QUE FORMEM GRUPO DE 3, 4 PALITOS E ANOTAR EM UMA TABELA DESENHADA NA LOUSA O NOME E A QUANTIDADE DOS ALUNOS QUE CONSEGUIRAM REALIZAE O MAIOR NUMERO DE GRUPOS
DEPOIS GRUPOS DE 5. 7, 10, REPITA ESTA ATIVIDADE PR VARIAS VEZES PARA COMPREENDER NOSSA BASE NUMÉRICA, ADIÇÃO, MULTIPLICAÇÃO.
ESCREVER OS NUMERAIS DE 100 A 150
VAMOS RECORDAR A SUBTRAÇÃO
48 -22=
70 – 20=
76 – 15 =
98 – 16 =
67 -17 =
85 – 20 =
DESENHE UMA DÚZIA DE PIRULITOS
FAÇA NUMERAIS DE 2 EM 2 ATÉ 200
COMPLETE COM O NÚMERO ADEQUADO:
A) 7 + ____ = 16
B) _____+ 5 = 13
C) 6 + ____ = 14
D) _____+ 3 = 12
E) ____+5 = 9 + ____ = 9
F) 20 + ______= 35
VEJA O MODELO E COMPLETE AS TABELAS:
+6 - 10
5 11 20 10
8 14 30 20
7 75
10 60
13 38
9 97
11 56
12 102
ESCREVA OS NUMERAIS DE 3 EM 3 ATÉ 30
4 EM 4 ATÉ 40
5 EM 5 ATÉ 50
ESCREVA OS NUMERAIS DE 150 A 200
RESOLVA COM ATENÇÃO
RODRIGO TEM 15 JOGOS E 25 BOLAS
QUANTOS BRINQUEDOS RODRIGO TEM?
VITOR TINHA 55 REAIS E GANHOU 45 COM QUANTO FICOU?
CAROLINE COMPROU 2 DÚZIAS DE LÁPIS, DEU UMA DÚZIA PARA SEU PRIMO. COM QUANTO ELE FICOU?
PEDRO TINHA 15 FIGURINHAS EM SEU ÁLBUM. GANHOU ALGUMAS E AGORA TEM 33. QUANTAS PEDRO GANHOU?
ESTÃO EM UM LAGO 35 PEIXES VERMELHOS E AMARELOS. SE 17 SÃO AMARELOS, QUANTOS SÃO OS PEIXES VERMELHOS?
MARCOS COMEÇOU UM JOGO COM 31 BOLINHAS DE GUDE. NA PRIMEIRA PARTIDA GANHOU 19 E AO TERMINAR A SEGUNDA PARTIDA ESTAVA COM 40 BOLINHAS. O QUE ACONTECEU NA SEGUNDA PARTIDA?
PAULO TEM ALGUMAS BALAS E MARIANA TEM 18 BALAS A MAIS QUE ELE. SABENSO QUE PAULO TEM 36 BALAS, QUANTAS BALAS TEM MARIANA?
FAÇA AS CONTAS
46 + 24 = 35+19=
38 + 25 = 97 + 36 =
78 + 45 = 77 +66 =
92 + 21 = 38 + 70 =
48 + 22 = 96 + 23 =
28 + 66 =
FAÇA A SOMA DOS TRÊS NÚMEROS MAIORES
75 – 39 -22 - 15 - 68 - 13 - 28 -40 -55 -
COMPLETE A SEQUÊNCIA
210____-____-_____ 250
80 _____-_____-______-_____90
50 ____-____-____-____-_____80
400 _____- _____ ____-______ 415
COLOQUE UM X NOS NÚMEROS PARES
3 28 6 19
34 97 105 2
1 54 55 56
260 20 72 31
COLOQUE EM ORDEM CRESCENTE APENAS OS NÚMEROS ÍMPARES.
12 - 23 - 17 - 36 - 110 - 111 - 88 - 19
FERNANDA GANHOU 45 REAIS. SE ELA JÁ POSSUÍA 39 REAIS, COM QUANTO FICOU?
HELOÍSA TINHA 855 REAIS E COMPROU UM PRESENTE DE 425 REAIS, COM QUANTO ELA FICOU?
UM PASTELEIRO FEZ 250 PASTÉIS PARA VENDER NA PRAIA. VENDEU 150 , QUANTOS PASTÉIS SOBRARAM?
UMA COSTUREIRA TINHA 6 DEZENAS DE BOTÕES, JÁ UTILIZOU 2 DEZENAS. QUANTOS BOTÕES AINDA RESTAM?
FAÇA A CORRESPONDÊNCIA:
450 +150 400
350 +50 500
650 +250 600
250 + 250 700
550 +150 800
750+ 50 900
DESENHE UMA DEZENA DE BOLINHAS DE GUDE
DESENHE TRÊS DEZENAS DE FLORES
ANTECESSOR SUCESSOR
20 23
30 34
15 12
12 52
14 62
55 67
68 82
89 98
FAÇA AS MULTIPLICAÇÕES
21 X 4 = 14 X 2 =
26 X 5 = 24 X 2 =
41 X 2 = 32 X 2 =
10 X 5 = 11 X 6 =
33 X 3 = 32 X 3 =
43 X 3 = 221 X 2 =
ESCREVA COMO SE LÊ:
0 –
10 –
20 –
30 –
40-
50-
60-
70-
80-
90-
100-
200-
110-
280-
300-
MATEMÁTICA
FAZER O QUADRO DOS NUMEROS
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60
61 62 63 64 65 66 67 68 69 70
71 72 73 74 75 76 77 78 79 80
81 82 83 84 85 86 87 88 89 90
91 92 93 94 95 96 97 98 99 100
Pintar números pares de azul e os ímpares de vermelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário