terça-feira, 8 de março de 2011

Síntese dos livros didáticos e tividades para o 3 ano ( MARÇO)


LIVRO DE PORTUGUÊS - PROJETO PITANGUÁ

UNIDADE 1

PROFISSÕES PG 8 ;

PONTUAÇÃO, INTERROGAÇÃO E EXCLAMAÇÃO;

ORTOGRAFIA: TIL, Ç, CH, IN OU IM;

AUTOBIOGRAFIA

VERSOS E DESENHOS

ORTOGRAFIA: NH, LH, CH, S OU Z

CLASSIFICADOS

PROFISSÕES PG 30



UNIDADE 2 PG 36

CONVIVÊNCIA

GUE, GE, GUI,GI F OU V

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

POEMAS

ORTOGRAFIA: SONS DE X

ENTREVISTA



UNIDADE 3 PG 68

FORÇAS DA NATUREZA

DIÁLOGO: PONTUAÇÃO, PARÁGRAFO, TRAVESSÃO;

DIÁRIO PESSOAL

HISTÓRIA EM QUADRINHOS



UNIDADE 4 PG 98

VÍRGULAS EM ENUMERAÇÃO

ORTOGRAFIA: G E J

HISTÓRIA – PRODUÇÃO

POEMA VISUAL

ONOMATOPÉIAS

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO



UNDADE 5 PG 130

FESTAS E DIVERSÕES; CARNAVAL PG 130

DOIS PONTOS E ASPAS

ORTOGRAFIA U OU L

DIÁLOGO

POEMA

TEXTO INSTRUCIONAL: JOGO DOS COPOS

MARCADORES DE TEMPO







UNIDADE 6PG 156

CIDADES

EXCLAMAÇÃO; SINGULAR E PLURAL

C OU S; S OU Z, CH, R ,OU RR, C OU QU

CARTÃO POSTAL

MAIÚSCULOS; SINGULAR E PLURAL

RATO DA CIDADE E DO CAMPO PG184

QUE PLACA É ESSA?



UNIDADE 7 PG 188

SAÚDE – DENGUE PG 216

TEATRO : MASC E FEM

ORTOGRAFIA: S, Z E X

TEXTO TEATRAL

PARLENDA

POEMA, VERSO, ESTROFE, RIMA, RITMO

ORTOGRAFIA OU E O

FOLHETO INFORMATIVO



UNIDADE 8 PG 220

MONSTROS E CRIATURAS ESTRANHAS

DIMINUTIVO E AUMENTATIVO

VÍRGULA EM EXPRESSÕES PARA CHAMAR PESSOAS

ORTOGRAFIA: S, SS, C,Ç E SC

PRODUÇÃO DE HISTÓRIA

DESENHO

CLASSIFICAÇÃO DE SÍLABAS

PALAVRAS TERMINADAS EM ASA, OSO, ZINHO E ZINHA

VERBETES



UNIDADE 9 PG 246

DIFERENTES POVOS, DIFERENTES COSTUMES

ENTREVISTA

CARTA

ORTOGRAFIA : U OU L, R OU RR,SS OU C,Z,X OU S

C E QU, G E GU, OSO

VERBETE



LIVROS RECOMENDADOS 278/299













LIVRO DE GEOGRAFIA - PROJETO PITANGUÁ



BLOCO 1 - BAIRRO PG 10 E 11

HISTÓRIA DO BAIRRO – MÚSICAS

QUAIS OS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS TEM PRÓXIMO A SUA CASA

QUAL PONTO DE REFERÊNCIA PRÓXIMO A SUA CASA

QUAL LUGAR QUE VC MAIS GOSTA EM SEU BAIRRO

LISTE TRÊS TIPOS DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS

DESENHE O PERCURSO DE SUA CAS ATÉ A ESCOLA

HISTÓRIA DE SEU BAIRRO E DE SUA CIDADE PG 87

EM BUSCA DE MELHORIAS PARA BAIRRO E CIDADE;



BLOCO 2 – O MUNICÍPIO

DIFERENÇAS DOS BAIRROS

RURAL E URBANO

QUEM GOVERNA O MUNICÍPIO

TRABALHO DOS VEREADORES: CARTA PARA OS VEREADORES

CIDADES PLANEJADAS E NÃO PLANEJADAS





BLOCO 3 - PAISAGEM – O QUE É PG 94

RURAL E URBANO

RIO E VEGETAÇÃO

PROBLEMAS AMBIENTAIS DA CIDADE PG 126

PROBLEMAS AMBIENTAIS DO CAMPO PG 138



SUGESTÕES DE LEITURA PG 140





































LIVRO DE CIÊNCIAS - PROJETO PITANGUÁ



UNIDADE 1

A VIDA NO PLANETA TERRA

SERES VIVOS E NÃO VIVOS

O SOLO ABRIGA MUITOS SERES VIVOS TEXTO A MINHOCA



UNIDADE 2 – PG 18

OS SERES PRECISAM DE ÁGUA E AR

ENTREVISTA SOBRE O USO DA ÁGUA



UNIDADE 3 – A LUZ E O CALOR

A LUZ E O CALOR PARA OS SERES VIVOS



UNIDADE 4 – OS SERES VIVOS E O AMBIENTE – BAIRRO PG 43

TIPOS DE PLANTAS

AMBIENTES AQUÁTICOS E TERRESTRES



UNIDADE 5 – CONHECENDO AS PLANTAS

CICLO DE VIDA DA PLANTAS

PARTES DA PLANTA - ÁRVORES

MÚSICA POMAR – PALAVRA CANTADA



UNIDADE 6 – CONHECENDO OS ANIMAIS

CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS

LOCOMOÇÃO E ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS



UNIDADE 7 – ANIMAIS

VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS

INSETOS PG110

OBSERVAÇÃO DOS INSETOS NO ENTORNO DA ESCOLA



UNIDADE 8 - COMO SÃO OS SERES HUMANOS PG112

AS CARACTERÍSTICAS E O FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO



UNIDADE 9 – OS SERES HUMANOS DESCOBREM E INVENTAM

AS VACINAS 140

A GRANDE DESCOBERTA A ELETRICIDADE

AS INVENÇÕES – PROJETO AES ELETROPAULO

CONTAR HISTÓRIAS COMO:O MENINO MALUQUINHO; MARCELO, MARMELO, MARTELO



LIVROS RECOMENDADOS PG 142/143





LIVRO DE HISTÓRIA - PROJETO PITANGUÁ



BLOCO 1 - CIDADES DO BRASIL PG 6

ORIGEM DAS FAMÍLIAS

CIDADE E CAMPO PG 20

HISTÓRIA DE SUA CIDADE/ MUNICÍPIO PG 21

MUDANÇAS NO BAIRRO RJ PG 28

NOSSA CAPITAL – BRASÍLIA PG 40





BLOCO 2 – LIGANDO TERRITÓRIO

MAPA DO BRASIL – PG 67

CAPITAIS DOS ESTADOS

QUANTOS SÃO OS ESTADOS BRASILEIROS;

SÃO PAULO PG 46 MEIOS DE TRANSPORTE PG 48

ANIMAIS E EMBARCAÇÕES PG 70

SANTOS DUMONT – PG 82



BLOCO 3 - PELOS CAMPOS DO BRASIL – PG 84 E 85

POVOS INDÍGENAS

VÍDEO

PG 96 MÚSICA FOME COME – AGRICULTURA BRASILEIRA



LIVROS RECOMENDADS PG 116 E 117











































LIVRO HISTÓRIA - DE OLHO NO FUTURO

- A ESCOLA

1º DIA DE AULA

PLANOS PARA ESTE ANO

CONHECER A HISTÓRIA DE SUA ESCOLA PG 27



- FAMÍLIA

PG 34 – CONSTRUIR GRÁFICOS DAS FAMÍLIAS DA SALA

FAMILIA E TRABALHO PG 40



- A MORADIA DA FAMÍLIA

DESENHE OS CÔMODOS DE SUA CASA – TRAZER PANFLETOS DE APARTAMENTOS

QUADROS DE VAN GOGH

DIFERENTES MORADIAS

BAIRRO PG 65



-SERVIÇOS PÚBLICOS NO BAIRRO

LAZER NO BAIRRO

BAIRRO E SUA HISTÓRIA PG 72



- MEIOS DE TRANSPORTE E DE COMUNICAÇÃO



-O TRABALHO PG 96

TRABALHO INFANTIL PG 104

MÚSICA CRIANÇA NÃO TRABALHA – PALAVRA CANTADA





SUGESTÕES DE LEITURA PG 111



































LIVRO DE MATEMÁTICA – PORTA ABERTA



UNIDADE 1 – MEDIDA E ORDEM

NÚMEROS NA RÉGUA: O CENTÍMETRO

MEDINDO COM A RÉGUA

NUMEROS INDICAM ORDEM

CALENDÁRIO: DIAS DA SEMANA, MESES E DIA DO MÊS

LENDO AS HORAS



UNIDADE 2 – O NÚMERO E SEUS USOS

OS NÚMEROS NA INFORMAÇÃO: CONTANDO, MEDINDO, ORDENANDO E CODIFICANDO;

O NÚMER NA CONTAGEM

A REPRESENTAÇÃO DIGITAL



UNIDADE 3 – ESPAÇO E FORMA

TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS DO TANGRAM PG 34

FIGURAS SIMÉTRICAS



UNIDADES 4 – SE QUÊNCIA NUMÉRICA

ONTEM, HOJE E AMANHÃ

SUCESSOR E ANTECESSOR 43

“MAIOR QUE” E” MENOR QUE” 45

FORMAS DE COMPARAR

PAR OU ÍMPAR? 47

OUTRAS FORMAS DE INDICAR QUANTIDADE

10 UNIDADES FORMAM UMA DEZENA

COMPONDO, DECOMPONDO E LENDO NÚMEROS NATURAIS 54

FAZENDO ARRENDONDAMENTOS 58



UNIDADE 5 – ANTIGOS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

CONTANDO DE 5 EM 5 COMO OS MAIAS 63

CONTANDO DE 10 EM 10 COMO OS EGÍPCIOS

CONTANDO COMO OS ROMANOS 65



UNIDADE 6 – ESPAÇO E FORMA

FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS 68

AS FACES DAS FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS

OS VÉRTICES E AS ARESTAS DAS FORMAS ESPACIAIS



UNIDADE 7 – ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO SEM REAGRUPAMENTO

JUNTAR E ACRESCENTAR

ADIÇÃO SEM REAGRUPAMENTO

ADIÇÃO COM MAIS DE DOIS NÚMEROS

TIRANDO, QUANTO RESTA

QUANTO FALTA PARA COMPLETAR 88

VAMOS COMPARAR

QUAL É A DIFERENÇA

SIBTRAÇÃO SEM REAGRUPAMENTO



UNIDADE 8 – ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM REAGRUPAMENTO

ADIÇÃO COM MAIS DE DOIS NÚMEROS COM REAGRUPAMENTO

SUBTRAÇÃO COM REAGRUAMENTO



UNIDADE 9 – AS IDEIS DA MULTIPLICAÇÃO

ADIÇÃO DE PARCELAS IGUAIS

ORGANIZAÇÃO RETANGULAR

AS TABELAS DE MULTIPLICAÇÃO POR 2 E POR 3

O DOBRO E TRIPLO DE UM NÚMERO P 121

A TABELA DE MULTIPLICAÇÃO POR 4 E 5

O QUÁDRUPLO E O QUÍNTUPLO DE UM NÚMERO

A TABELA DE MULTIPLICAÇÃO DE 6, 7, 8, 9, E 10

PADRÕES GEOMÉTRICOS E MULTIPLICAÇÕES

MULTIPLICAÇÃO SEM E COM REAGRUPAMENTO

A IDEIA COMBINATÓRIA

A IDEIA DE PROPORÇÃO



UNIDADE 10 – AS IDEIAS DE DIVISÃO

DIVIDINDO AO MEIO

REPARTINDO EM PARTES IGUAIS

MEDINDO COM DIVISÃO

A DÚZIA E MEIA DÚZIA

ADIVISÃO EXATA E USO DE ALGORITMO

A DIVISÃO COM QUACIENTE DE 2 ALGARISMOS

SUBTRAINDO PARA DIVIDIR

A DIVISÃO NÃO EXATA E USO DE ALGORITMO



UNIDADE 11 – SEQUÊNCIA NUMERICA E A CENTENA

AS CENTENAS 172

COMPONDO E DECOMPNDO NUMEROS

COMPARANDO QUANTIDADES MAIORES QUE 100



UNIDADE 12 – MAIS SOBRE OPERAÇÕES



UNIDADE 13 -MAIS SOBRE MEDIDAS

PALMO, PÉ E PASSO

O METRO

O QUILOGRAMA

O LITRO

O MINUTO





ATIVIDADES PARA O CADERNO



PORTUGUÊS



NA ESCOLA APRENDEMOS A LER, ESCREVER, RESPEITAR AS PESSOAS. A ESCOLA É NOSSO SEGUNDO LAR

NA ESCOLA TAMBÉM EXISTEM REGRAS E DEVEM SER CUMPRIDAS;



NÃO DEVEMOS

1 LEVANTAR DO LUGAR

2. FICAR CONVERSANDO NA HORA QUE A PROFESSORA 3.ESTIVER EXPLICANDO A LIÇÃO

4.PEGAR O MATERIAL DO COLEGA

5.BRIGAR

6.COMER NA SALA

7. FALAR PALAVRÃO

8 XINGAR O COLEGA

9 . GRITAR

10.SUJAR A SALA

11. RABISCAR AS MESAS



DEVEMOS

1 RESPEITAR E OUVIR AS PROFESSORAS

2. ESTUDAR E COPIAR A LIÇÃO

3.PRESTAR ATENÇÃO NA AULA

4. FAZER SILÊNCIO QUANDO A PROFESSORA FOR FALAR

5. FICAR COMPORTADO (A) NA SALA

6. PEDIR LICENÇA, PARA FALAR COM A PROFESSORA

7.DAR OPINIÕES

8. RESPEITAR OS COLEGAS, PROFESSORAS E FUNCIONÁRIOS

9. OLHAR TODOS OS DIAS OS HORÁRIOS DAS AULAS E TRAZER O MATERIAL NECESSÁRIO.

10 REALIZAR AS TAREFAS DE CASA

11. TER CUIDADOS COM NOSSOS MATERIAIS



DIREITOS E DEVERES DAS CRIANÇAS (QUE ESTÁ EM UM CARTAZ DO CORREDOR



LEITURA TODOS OS DIAS



PARLENDA (DE TDOS OS DIAS)



SOCO GELADO

CABELO ARREPIADO

QUAL É A LETRA DE SEU NAMORADO

A,B,C,D,E,F,G,H,I,J, K, L,M,N,O,P,Q,R,S,T,U,W,X,Y,Z









PARLENDA CORRE COTIA

CORRE COTIA

NA CASA DA TIA

CORRE CIPÓ

NA CASA DA AVÓ

LENCINHO NA MÃO

CAIU NO CHÃO

MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO

PODE JOGAR?

NINGÚEM VAI OLHAR?



PINTAR AS PALAVRAS QUE COMBINAM

PALAVRAS COM NH, RR, Ç, ÃO

PALAVRAS COMEÇADAS COM VOGAL

PALAVRAS COMEÇADAS COM CONSOANTES

FAÇA UMA LISTA DE NOMES PRÓPRIOS COMEÇADAS POR VOGAL

FAÇA UMA LISTA COMEÇADAS COM CONSOANTES

COLOCAR OS NOMES EM ORDEM ALFABÉTICA

BIANCA, JOÃO, GABRIEL, HÉLIO, DAVI, AMANDA, CAROLINA, FABIO, LAURA, KAUAN, MANUELA, YURI



PARLENDA

LÁNARUA24

UMAMULHERMATOUUMSAPO

COMASOLADOSAPATO

OSAPOESTREMECEU

AMULHERMORREU

URUBUBUBU

QUEMNÃOSAIRÉUMTATU



REESCREVA CADA VERSO DA PARLENDA “ LÁ NA RUA 24...”, SEPARANDO AS PALAVRAS;

RESPONDA:

QUAL O NÚMERO DA RUA?

COMO A MULHER MATOU O SAPO?

DÊ UM TÍTULO PARA A PARLENDA:

DESENHE A PARLENDA



ESCREVA 10 PALAVRAS COM S

ESCREVA 10 PALAVRAS COM M

ESCREVA 10 PALAVRAS COM T

ESCREVA 1º PALAVRAS COM F

ESCREVA 10 PALAVRAS COM V

ESCREVA 10 PALAVRAS TERMINADAS EM AR, ER, IR, OR, UR











COPIE COMPLETANDO AS PALAVRAS COM R

ROBE__TO,

CA___MEM,

ARTU___

LEONA___DO

MA___CIO

NO____MA

CA____LA

BA____BARA

CA_____LITO

RICA____DO



COMPLETE COM AR, ER, IR, OR, UR



FORMIGA, ELEVADOR, CORNETA, CARNEIRO, CADERNO, COBERTOR, ERVILHA, MARTELO, VERMELHO, SORVETE, CARTEIRA, GORDO, GARFO, SORTE, ARMÁRIO, IRMÃO, PORCO, COLHER, COLAR, PERNA, CORDA, CALOR, CURTA, DOUTOR, CARNE, CARVÃO, IRMÃ, FORTE;



ESCOLHA 5 PALAVRAS E FORME FRASES COM ELAS.



POESIA



É BRINCAR COM AS PALAVRAS

COMO SE BRINCA

COM A BOLA, PAPAGAIO, PIÃO

SÓ QUE

BOLA, PAPAGAIO, PIÃO

DE TANTO, BRINCAR SE GASTA

AS PALAVRAS NÃO

QUANTO MAIS SE BRINCA

COM ELAS

MAIS NOVAS FICAM

COMO A ÁGUA DO RIO

QUE É SEMPRE UM NOVO DIA

VAMOS BRINCAR DE POESIA



CIRCULE AS PALAVRAS QUE COMBINEM

ESCREVA 5 PALAVRAS QUE COMBINEM COM:

BOLA/ PAPAGAIO / PIÃO



FAÇA O DESENHO DOS TRÊS BRINQUEDOS DA POESIA E FORME FRASES

APRESENTAR A POESIA DA CECÍLIA MEIRELES

“PALMADAS PARA COMPLETAR O FIM DOS VERSOS









FORME PALAVRAS COM

BRA –

BRE –

BRI –

BRO-

BRU-



COM AS PALAVRAS ABAIXO COMPLETE O TEXTO:

GIRASSOL, FRIGIDEIRA,GELO,LARANJA, GELADEIRA,CEREJA, TIJELA



O JANTAR FOI DIVERTIDO

A VOVÓ ABRIU A _______________PEGOU O ___________ PARA GELAR O SUCO DE ________________DEPOIS FRITOU ALGUNS OVOS NA ___________________ COLOCOU A __________ NA__________________ E ENFEITOU COM UM LINDO ______________________.



COMPLETE AS PALAVRAS COM GUA, GUE, GUEI, GUI;

JO_____, FO _______RA,, Á_____, FORMI ______RO, ______TARRA, FO______NHO



COMPLETE COM G OU J

ZOOLÓ___ICO; ___IPE; ____AVALI, ____IBOIA, ___EGUE, ___ABUTI, ___IRAFA, LI__EIRA, INTELI___ENTE, ___ACARÉ, A___ITADO, ____ENTE



OS BICHOS DO ZOOLÓGICO

PASSANDO LÁ NO ZOOLÓGICO

NUM JIPE QUE ESTAVA ALI

EU VI UM JAVALI, UMA JIBÓIA, UM JEGUEE UM JABUTI.

TAMBÉM UMA GIRAFA BEM LIGEIRA, UM JACARÉ TODO AGITADO, UM LINDO JEGUE E MUITA GENTE INTELIGENTE.



QUADRINHA

COMPANHEIRO ME AJUDE

QUE EU NÃO POSSO CANTAR SÓ.

EU SOZINHO CANTO BEM,

COM VOCÊ CANTO MELHOR



TODOS ESTÃO CONVIDADOS A CRIAR SUAS QUADRINHAS



VAMPIRO

JOSÉ PAULO PAES



ERA UMA VEZ UM VAMPIRO

TÃO BEM EDUCADO, MAS TÃO BEM EDUCADO

QUE TODA VEZ QUE SUGAVA

O SANGUE DE UMA PESSOA

NÃO ESQUECIA DE DIZER “MUITO OBRIGADO”





ATIVIDADES DE MATEMÁTICA



REALIZAR ATIVIDADES COM PALITOS DE SORVETE E ELÁSTICO; ENTREGAR UMA QUANTIA QUALQUER PARA CADA ALUNO E PEDIR PARA QUE FORMEM GRUPO DE 3, 4 PALITOS E ANOTAR EM UMA TABELA DESENHADA NA LOUSA O NOME E A QUANTIDADE DOS ALUNOS QUE CONSEGUIRAM REALIZAE O MAIOR NUMERO DE GRUPOS

DEPOIS GRUPOS DE 5. 7, 10, REPITA ESTA ATIVIDADE PR VARIAS VEZES PARA COMPREENDER NOSSA BASE NUMÉRICA, ADIÇÃO, MULTIPLICAÇÃO.





ESCREVER OS NUMERAIS DE 100 A 150

VAMOS RECORDAR A SUBTRAÇÃO

48 -22=

70 – 20=

76 – 15 =

98 – 16 =

67 -17 =

85 – 20 =



DESENHE UMA DÚZIA DE PIRULITOS



FAÇA NUMERAIS DE 2 EM 2 ATÉ 200



COMPLETE COM O NÚMERO ADEQUADO:



A) 7 + ____ = 16

B) _____+ 5 = 13

C) 6 + ____ = 14

D) _____+ 3 = 12

E) ____+5 = 9 + ____ = 9

F) 20 + ______= 35



VEJA O MODELO E COMPLETE AS TABELAS:



+6 - 10

5 11 20 10

8 14 30 20

7 75

10 60

13 38

9 97

11 56

12 102



ESCREVA OS NUMERAIS DE 3 EM 3 ATÉ 30



4 EM 4 ATÉ 40



5 EM 5 ATÉ 50



ESCREVA OS NUMERAIS DE 150 A 200



RESOLVA COM ATENÇÃO

RODRIGO TEM 15 JOGOS E 25 BOLAS

QUANTOS BRINQUEDOS RODRIGO TEM?



VITOR TINHA 55 REAIS E GANHOU 45 COM QUANTO FICOU?



CAROLINE COMPROU 2 DÚZIAS DE LÁPIS, DEU UMA DÚZIA PARA SEU PRIMO. COM QUANTO ELE FICOU?



PEDRO TINHA 15 FIGURINHAS EM SEU ÁLBUM. GANHOU ALGUMAS E AGORA TEM 33. QUANTAS PEDRO GANHOU?

ESTÃO EM UM LAGO 35 PEIXES VERMELHOS E AMARELOS. SE 17 SÃO AMARELOS, QUANTOS SÃO OS PEIXES VERMELHOS?



MARCOS COMEÇOU UM JOGO COM 31 BOLINHAS DE GUDE. NA PRIMEIRA PARTIDA GANHOU 19 E AO TERMINAR A SEGUNDA PARTIDA ESTAVA COM 40 BOLINHAS. O QUE ACONTECEU NA SEGUNDA PARTIDA?



PAULO TEM ALGUMAS BALAS E MARIANA TEM 18 BALAS A MAIS QUE ELE. SABENSO QUE PAULO TEM 36 BALAS, QUANTAS BALAS TEM MARIANA?



FAÇA AS CONTAS



46 + 24 = 35+19=

38 + 25 = 97 + 36 =

78 + 45 = 77 +66 =

92 + 21 = 38 + 70 =

48 + 22 = 96 + 23 =

28 + 66 =



FAÇA A SOMA DOS TRÊS NÚMEROS MAIORES



75 – 39 -22 - 15 - 68 - 13 - 28 -40 -55 -



COMPLETE A SEQUÊNCIA

210____-____-_____ 250

80 _____-_____-______-_____90

50 ____-____-____-____-_____80

400 _____- _____ ____-______ 415



COLOQUE UM X NOS NÚMEROS PARES



3 28 6 19

34 97 105 2

1 54 55 56

260 20 72 31



COLOQUE EM ORDEM CRESCENTE APENAS OS NÚMEROS ÍMPARES.



12 - 23 - 17 - 36 - 110 - 111 - 88 - 19



FERNANDA GANHOU 45 REAIS. SE ELA JÁ POSSUÍA 39 REAIS, COM QUANTO FICOU?



HELOÍSA TINHA 855 REAIS E COMPROU UM PRESENTE DE 425 REAIS, COM QUANTO ELA FICOU?



UM PASTELEIRO FEZ 250 PASTÉIS PARA VENDER NA PRAIA. VENDEU 150 , QUANTOS PASTÉIS SOBRARAM?



UMA COSTUREIRA TINHA 6 DEZENAS DE BOTÕES, JÁ UTILIZOU 2 DEZENAS. QUANTOS BOTÕES AINDA RESTAM?

FAÇA A CORRESPONDÊNCIA:

450 +150 400

350 +50 500

650 +250 600

250 + 250 700

550 +150 800

750+ 50 900



DESENHE UMA DEZENA DE BOLINHAS DE GUDE



DESENHE TRÊS DEZENAS DE FLORES



ANTECESSOR SUCESSOR

20 23

30 34

15 12

12 52

14 62

55 67

68 82

89 98



FAÇA AS MULTIPLICAÇÕES

21 X 4 = 14 X 2 =

26 X 5 = 24 X 2 =

41 X 2 = 32 X 2 =

10 X 5 = 11 X 6 =

33 X 3 = 32 X 3 =

43 X 3 = 221 X 2 =



ESCREVA COMO SE LÊ:



0 –

10 –

20 –

30 –

40-

50-

60-

70-

80-

90-

100-

200-

110-

280-

300-



MATEMÁTICA



FAZER O QUADRO DOS NUMEROS



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70

71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

81 82 83 84 85 86 87 88 89 90

91 92 93 94 95 96 97 98 99 100

Pintar números pares de azul e os ímpares de vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário