Sugestões para preenchimento do relatório de desempenho do aluno
Essa dica é muito importante, não tenho o nome de quem elaborou, mas muitas vezes possuímos dificuldades para elaborar um simples relatório por não estarmos acostumados a fazê-lo.
Com as dicas abaixo, creio que ficará bem mais fácil.
Observações
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
• Deve-se proceder relação com o registro anterior;
• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Desenvolvimento cognitivo
• O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
• O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
• O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.
• Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
• Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
• Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
• Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
• Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
• Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.
• O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
• Realiza cálculos simples de adição e subtração.
• Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
• É curioso, questiona e busca informações.
• Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.
• Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
• Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.
• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
• Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
• Ocasionalmente troca letras
• Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
• Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
• Expressa a escrita representando ideias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos
• Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
• Identifica e escreve seu nome completo;
• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
• Apresenta dificuldades ortográficas
• Identifica e escreve seu nome completo
• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social
• Participa com interesse e produtividade.
• Boa participação nas atividades realizadas em sala.
• Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.
• Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
• É criativo e comunicativo.
• Coopera com colegas e professora.
• O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
• Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
• Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
• É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
• Aceita sugestões da professora e dos colegas.
• Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
• Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
• Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
• Colabora na construção de regras;
• Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
• Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
PARECER DESCRITIVO
1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no patio? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?
2. ÁREA PSICOMOTORA
Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo, imagem corporal. Lateralidade.
Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido, lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.
Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira cambalhota, sobe e desce escadas, pula.
Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas, amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear talheres. Acerta alvos, copia figuras.
3. ÁREA COGNITIVA
a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:
Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções?
b) Construção da representação:
1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a etapa em que se encontra (garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou incompleta da figura humana, etc).
2. Escrita:
Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética)?
c) Expressão através de artes plásticas, danças e dramatização:
É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa? Apresenta soluções originais? Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem destaque? Brinca de faz de conta?
d) Desenvolvimento perceptivo:
Visão, audição, tato, olfato e paladar.
e) Atenção:
Condições de atenção e concentração em brincadeiras e atividades, condições de perseverar na tarefa.
f) Memória:
Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.
Observações sobre memória visual e auditiva.
g) Experiências lógico-matemáticas:
• Noções de espaço-tempo, conservação de quantidades, de seriação e classificação.
• Identifica propriedades, atributos de cor, forma, etc.
• Encontra soluções para resoluções de problemas?
• Reconhece numerais?
• Relaciona número e quantidade?
• Reconhece as relações entre fala e escrita;
• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
• Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
• Distingue a língua escrita da língua oral;
• Demonstra compreensão do sistema alfabético;
• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
• Produz frases com lógica;
• Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
• Distingue letras na linguagem oral e escrita;
• Encontra-se na fase pré-silábica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
Relatório de Aluno com dificuldade de orientação espacial
Observações: O aluno xxxxxxxxxxxxxx apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões da maioria do grupo etário-escolar a que pertence.
Autonomia: Não possui autonomia para realizar suas tarefas sozinho, mesmo quando orientado. Nem sempre aceita ajuda de colegas.
Organização geral: Apresenta desorganização do material escolar, nos trabalhos escolares (lição de casa, pesquisas, etc.). Possui dificuldade para se concentrar, ainda não desenvolveu hábitos próprios de cuidados com seus pertences, encontra dificuldades quanto à organização espacial, apresenta lentidão (para registrar um ditado, para copiar da lousa, para responder a uma questão, na escrita espontânea, etc.) e por esse motivo seu caderno encontra-se sempre desorganizado, incompleto e faltando conteúdo, mesmo sendo orientado de forma constante, nunca consegue dar uma sequência sozinho.
Conhecimento de direita e esquerda: Desorganização no espaço da folha do caderno, confusão entre direita e esquerda (lateralidade). Apresenta dificuldades quanto ao domínio de relações espaciais e temporais, escrita, em algumas letras, em espelho, com rotação de letras, palavras ou números. Realiza trocas visuais (ex.: p q d b), auditivas (ex.:t/d, v/f, j/ch/x, k/g, p/b, r/l -padaria/ padalia) e espaciais, tais como: omissões (ex.: mercado/mecado), acréscimo (ex.:pracinha/prasrinha), aglutinações (ex.: Quem nasce no Acre é acreano/ QinasinoaqenoeaQeno), inversões (ex.: paulista/pralista), dissociação (ex.: Bertioga/Bet o ga) de grafemas; escrita de numerais, apresentando a rotação de algarismos (ex.: 6/9); inversão de algarismos ou troca por outro de som semelhante (ex.: 24/42; 60/70);
Em Matemática: Aluno possui dificuldade de compreensão em situações problemas simples, realiza cálculos simples (2+2; 4+4) sem auxílio de material concreto, porém acima dessa quantidade possui dificuldade para adicionar por não compreender o valor posicional dos algarismos, mesmo após extenso trabalho em sala de aula. O números 50 + 13 resolve da seguinte maneira (50+1+3= 53).
Língua Portuguesa: Apresenta escrita a partir das trissílabas por vezes silábico alfabética, não compreende o som nasal, troca r/l (amistoso/amtoso; lanterna/letna; campeonato/leponato; atacante/atlet; goleiro/goleilo; trave/blavi – alfabetização, audição ou fala???), na frase ditada apresenta escrita ora silábica, ora silábico alfabética e sem segmentação.
Ainda não desenvolveu habilidades de leitura mínimas condizentes com os anos de escolarização, lê somente sílabas simples desde que tenham o padrão consoante/vogal e em bastão, caso esteja na ordem vogal/consoante, devido a sua dificuldade com a lateralidade inverte a leitura (ave lê vae).
Auto estima: O aluno não gosta de ser questionado, demonstra insegurança e teme ser exposto frente aos demais, tem sempre o desejo de mostrar que sabe, mas mostra frustração quando percebe que sua resposta não foi adequada. A professora procura sempre incentivá-lo e não permite que os outros percebam que sua resposta não estava dentro do esperado, dessa forma sua auto estima não é afetada.
O aluno está sendo acompanhado em aulas de reforço, porém as trocas com a lateralidade ainda persistem, assim como os problemas com a alfabetização.
Problemas Neuropsicomotores? Fala? Audição? Oftalmologista? Emocional?
Sugiro avaliação com neurologista, oftalmologista, fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo.
Essa dica é muito importante, não tenho o nome de quem elaborou, mas muitas vezes possuímos dificuldades para elaborar um simples relatório por não estarmos acostumados a fazê-lo.
Com as dicas abaixo, creio que ficará bem mais fácil.
Observações
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
• Deve-se proceder relação com o registro anterior;
• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Desenvolvimento cognitivo
• O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
• O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
• O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
• Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.
• Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
• Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
• Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
• Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
• Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
• Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.
• O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
• Realiza cálculos simples de adição e subtração.
• Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
• É curioso, questiona e busca informações.
• Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.
• Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
• Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.
• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
• Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
• Ocasionalmente troca letras
• Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
• Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
• Expressa a escrita representando ideias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos
• Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
• Identifica e escreve seu nome completo;
• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
• Apresenta dificuldades ortográficas
• Identifica e escreve seu nome completo
• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social
• Participa com interesse e produtividade.
• Boa participação nas atividades realizadas em sala.
• Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.
• Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
• É criativo e comunicativo.
• Coopera com colegas e professora.
• O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
• Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
• Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
• É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
• Aceita sugestões da professora e dos colegas.
• Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
• Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
• Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
• Colabora na construção de regras;
• Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
• Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
PARECER DESCRITIVO
1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no patio? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?
2. ÁREA PSICOMOTORA
Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo, imagem corporal. Lateralidade.
Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido, lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.
Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira cambalhota, sobe e desce escadas, pula.
Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas, amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear talheres. Acerta alvos, copia figuras.
3. ÁREA COGNITIVA
a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:
Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções?
b) Construção da representação:
1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a etapa em que se encontra (garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou incompleta da figura humana, etc).
2. Escrita:
Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética)?
c) Expressão através de artes plásticas, danças e dramatização:
É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa? Apresenta soluções originais? Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem destaque? Brinca de faz de conta?
d) Desenvolvimento perceptivo:
Visão, audição, tato, olfato e paladar.
e) Atenção:
Condições de atenção e concentração em brincadeiras e atividades, condições de perseverar na tarefa.
f) Memória:
Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.
Observações sobre memória visual e auditiva.
g) Experiências lógico-matemáticas:
• Noções de espaço-tempo, conservação de quantidades, de seriação e classificação.
• Identifica propriedades, atributos de cor, forma, etc.
• Encontra soluções para resoluções de problemas?
• Reconhece numerais?
• Relaciona número e quantidade?
• Reconhece as relações entre fala e escrita;
• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
• Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
• Distingue a língua escrita da língua oral;
• Demonstra compreensão do sistema alfabético;
• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
• Produz frases com lógica;
• Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
• Distingue letras na linguagem oral e escrita;
• Encontra-se na fase pré-silábica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
Relatório de Aluno com dificuldade de orientação espacial
Observações: O aluno xxxxxxxxxxxxxx apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões da maioria do grupo etário-escolar a que pertence.
Autonomia: Não possui autonomia para realizar suas tarefas sozinho, mesmo quando orientado. Nem sempre aceita ajuda de colegas.
Organização geral: Apresenta desorganização do material escolar, nos trabalhos escolares (lição de casa, pesquisas, etc.). Possui dificuldade para se concentrar, ainda não desenvolveu hábitos próprios de cuidados com seus pertences, encontra dificuldades quanto à organização espacial, apresenta lentidão (para registrar um ditado, para copiar da lousa, para responder a uma questão, na escrita espontânea, etc.) e por esse motivo seu caderno encontra-se sempre desorganizado, incompleto e faltando conteúdo, mesmo sendo orientado de forma constante, nunca consegue dar uma sequência sozinho.
Conhecimento de direita e esquerda: Desorganização no espaço da folha do caderno, confusão entre direita e esquerda (lateralidade). Apresenta dificuldades quanto ao domínio de relações espaciais e temporais, escrita, em algumas letras, em espelho, com rotação de letras, palavras ou números. Realiza trocas visuais (ex.: p q d b), auditivas (ex.:t/d, v/f, j/ch/x, k/g, p/b, r/l -padaria/ padalia) e espaciais, tais como: omissões (ex.: mercado/mecado), acréscimo (ex.:pracinha/prasrinha), aglutinações (ex.: Quem nasce no Acre é acreano/ QinasinoaqenoeaQeno), inversões (ex.: paulista/pralista), dissociação (ex.: Bertioga/Bet o ga) de grafemas; escrita de numerais, apresentando a rotação de algarismos (ex.: 6/9); inversão de algarismos ou troca por outro de som semelhante (ex.: 24/42; 60/70);
Em Matemática: Aluno possui dificuldade de compreensão em situações problemas simples, realiza cálculos simples (2+2; 4+4) sem auxílio de material concreto, porém acima dessa quantidade possui dificuldade para adicionar por não compreender o valor posicional dos algarismos, mesmo após extenso trabalho em sala de aula. O números 50 + 13 resolve da seguinte maneira (50+1+3= 53).
Língua Portuguesa: Apresenta escrita a partir das trissílabas por vezes silábico alfabética, não compreende o som nasal, troca r/l (amistoso/amtoso; lanterna/letna; campeonato/leponato; atacante/atlet; goleiro/goleilo; trave/blavi – alfabetização, audição ou fala???), na frase ditada apresenta escrita ora silábica, ora silábico alfabética e sem segmentação.
Ainda não desenvolveu habilidades de leitura mínimas condizentes com os anos de escolarização, lê somente sílabas simples desde que tenham o padrão consoante/vogal e em bastão, caso esteja na ordem vogal/consoante, devido a sua dificuldade com a lateralidade inverte a leitura (ave lê vae).
Auto estima: O aluno não gosta de ser questionado, demonstra insegurança e teme ser exposto frente aos demais, tem sempre o desejo de mostrar que sabe, mas mostra frustração quando percebe que sua resposta não foi adequada. A professora procura sempre incentivá-lo e não permite que os outros percebam que sua resposta não estava dentro do esperado, dessa forma sua auto estima não é afetada.
O aluno está sendo acompanhado em aulas de reforço, porém as trocas com a lateralidade ainda persistem, assim como os problemas com a alfabetização.
Problemas Neuropsicomotores? Fala? Audição? Oftalmologista? Emocional?
Sugiro avaliação com neurologista, oftalmologista, fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo.
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