Em sociedades letradas, desde muito cedo, as crianças demonstram interesse e fazem reflexões sobre a função e o significado da escrita. Para que possam escrever autonomamente, é preciso que entrem em contato com diversos tipos de textos já nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O professor deve apresentar aos alunos poesias, receitas, contos, fábulas, lendas, cartas etc.
Os contos de fadas, por exemplo, têm uma estrutura complexa e são importantes no processo de alfabetização, pois neles ocorre uma narrativa perfeita, com a seqüência apresentada sempre da mesma forma: cenário, problema, construção do clímax da história, clímax, resolução do problema e desfecho. Além do mais, a identificação emotiva entre os alunos e os personagens predispõe as crianças à leitura.
No final do 2º ano, espera-se que os alunos tenham desenvolvido as competências necessárias para:
• Ler, com autonomia, textos de diferentes gêneros (notícias, instrucionais, informativos e contos, entre outros), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita.
• Com a ajuda do professor, ler para estudar os temas tratados nas diferentes áreas de conhecimento (textos de enciclopédias, de revistas e outros).
• Reescrever textos (contos e lendas, entre outros), considerando as idéias principais do original e algumas características da linguagem escrita.
Pensando na necessidade do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental coloquei nos links abaixo uma quantidade muito grande de atividades para trabalhar com Contos de fada.
Coloquei dois links: Um para quem tem a conexão lenta e precisa baixar um por
um e outro para quem tem uma conexão rápida e pode baixar os contos de uma vez.
Os títulos são:
Branca de Ne ve
A Bela Adormecida
A Bela e a Fera
A galinha ruiva
A pequena Sereia
A princesa e o Sapo
Chapeuzinho Vermelho
Aristogatas
As 12 princesas
Cachinhos de Ouro
As aventuras de Gulliver
O Gato de Botas
O Patinho Feio
O pequeno Polegar
Pinóquio
Rapunzel
Façam bom proveito!
Susana Sol
Owner do Grupo Professores Solidários
http://professoressolidarios.blogspot.com/2011/03/contos-de-fada.html
Os contos de fadas, por exemplo, têm uma estrutura complexa e são importantes no processo de alfabetização, pois neles ocorre uma narrativa perfeita, com a seqüência apresentada sempre da mesma forma: cenário, problema, construção do clímax da história, clímax, resolução do problema e desfecho. Além do mais, a identificação emotiva entre os alunos e os personagens predispõe as crianças à leitura.
No final do 2º ano, espera-se que os alunos tenham desenvolvido as competências necessárias para:
• Ler, com autonomia, textos de diferentes gêneros (notícias, instrucionais, informativos e contos, entre outros), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita.
• Com a ajuda do professor, ler para estudar os temas tratados nas diferentes áreas de conhecimento (textos de enciclopédias, de revistas e outros).
• Reescrever textos (contos e lendas, entre outros), considerando as idéias principais do original e algumas características da linguagem escrita.
Pensando na necessidade do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental coloquei nos links abaixo uma quantidade muito grande de atividades para trabalhar com Contos de fada.
Coloquei dois links: Um para quem tem a conexão lenta e precisa baixar um por
um e outro para quem tem uma conexão rápida e pode baixar os contos de uma vez.
Os títulos são:
Branca de Ne ve
A Bela Adormecida
A Bela e a Fera
A galinha ruiva
A pequena Sereia
A princesa e o Sapo
Chapeuzinho Vermelho
Aristogatas
As 12 princesas
Cachinhos de Ouro
As aventuras de Gulliver
O Gato de Botas
O Patinho Feio
O pequeno Polegar
Pinóquio
Rapunzel
Façam bom proveito!
Susana Sol
Owner do Grupo Professores Solidários
http://professoressolidarios.blogspot.com/2011/03/contos-de-fada.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário