quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PRIMEIROS DIAS





Para o primeiro dia de aula, você pode receber os alunos com cartazes de boas-vindas com mensagens ou confeccionar cartões para distribuir as crianças.


Veja algumas mensagens de boas-vindas:

As aulas voltaram e a alegria da nossa escola é ter você aqui conosco.

Seja bem-vindo à nossa escola!Um grande desafio espera por você. Que bom que você veio!

É bom ter você aqui. Sua presença nos deixa muito feliz!

Bom retorno a todos!

Aqui todos esperam por você. Como é bom ter você aqui novamente!

Um cartão fácil de confeccionar pode ser feito de papel sulfite colorido em formato de balão, na frente você escreve o nome do aluno e na parte de trás você escreve a mensagem. Depois é só colar um barbante ou fita colorida.

Veja o http://picasaweb.google.com/ProfessoraGlauce/ApostilaDeAtividadesParaOInCioDasAulas#5427140307356196578


Atividade 1 QUEM SOU EU...

QUAL É A CARA?


PALHAÇO TEM CARA DE AQUARELA,

ESCULTURA TEM CARA DURA,

FILHO, A CARA DOS PAIS.

CARAMBOLA TEM CARA DE ESTRELA,

O AR TEM CARA INVISÍVEL,

GÊMEOS, CARAS IGUAIS.

DISCO TEM CARA DE BOLACHA,

JABUTI TEM CARA ESCONDIDA,

CARACOL, CARA ENROLADA.

MÁSCARA TEM CARA DOS OUTROS,

PAPAI NOEL TEM CARA BARBUDA,

FOTOGRAFIA, CARA PARADA.



E VOCÊ, COMO É? DESENHE VOCÊ AQUI:

ESCREVA AQUI COMO VOCÊ É:

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

_________________________________________________



2. Atividade: Quem é minha família?



E SUA FAMÍLIA, COMO É? DESENHE SUA FAMÍLIA.





3. Atividade: Como eu sou?



QUE TAL AGORA FAZERMOS UMA VIAGEM PARA DENTRO DE VOCÊ? DESENHE OU ESCREVA:



O QUE EU MAIS GOSTO EM MIM:______________________________________



O QUE EU NÃO GOSTO EM MIM:_______________________________________



4.Atividade: Como eu me sinto?



O QUE DEIXA VOCÊ MAIS FELIZ? DESENHE.

O QUE MAIS DEIXA VOCÊ:

TRISTE.........................................................................................

COM RAIVA.................................................................................





5.Atividade: Quais são minhas preferências?



ESCREVA SEUS PREFERIDOS:



UM BRINQUEDO:_______________________

UMA COR:__________________________

UMA COMIDA:______________________

UMA ROUPA:______________________

UM ESPORTE:_____________________

UMA MÚSICA:______________________

UM AMIGO:_______________________

UMA BRINCADEIRA:_________________________

UM NÚMERO:______________________

UM NOME:________________________

UMA FLOR:_________________________

UM VÍDEO:________________________

UM DIA DA SEMANA:___________________

UM PASSEIO:______________________

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/






O Nome da Gente


Pedro Bandeira





Eu não gosto

do meu nome

não fui eu

quem escolheu.

Eu não sei

porque se metem

com um nome

que é só meu!







O NENÊ

que vai nascer

vai chamar

como o padrinho

vai chamar

como o vovô

mas ninguém

vai perguntar

o que pensa o coitadinho





Foi meu pai quem decidiu

que o meu nome fosse aquele

Isso só seria justo

se eu escolhesse

o nome dele.





Quando eu tiver um filho,

Não vou pôr nome nenhum.

Quando ele for bem grande,

ele que escolha um !



Pense e responda.



1º) Quem escolheu seu nome?



____________________________________________________________________________


2º) Você gosta do seu nome?



( ) Sim

( ) Não



Por que você escolheu essa resposta?

____________________________________________________________________________


3º) Se pudesse mudar seu nome, qual escolheria? Por quê?

____________________________________________________________________________


http://professoressolidarios.blogspot.com/2011/01/o-nome-da-gente-de-pedro-bandeira.html


Dinâmica do Nome


Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.

Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela. Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem epetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.





Dinâmica: Recreio com cores





Objetivo: Interação entre os colegas

Preparação: A docente prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.

Desenvolvimento: Propõe um recreio diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns valores.





Dinâmica: do 1, 2, 3

Objetivo: Quebra-gelo na volta às aulas

Procedimentos: 1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil. 2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente. 3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar. 4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêem uma "reboladinha". A situação fica bem divertida.



Dinâmica: O presente

Objetivo: Adaptação dos alunos na volta às aulas.

Preparação: Os alunos devem sentar-se em círculo. Cada um vai passar o presente para quem acha que corresponde às qualidades ditas. A professora deve preparar uma caixa bonita de presente, sem contar aos alunos, o que tem dentro. O presente é composto de balas que serão distribuídas para todos os alunos da classe. Desenvolvimento: 1- Geralmente o professor inicia a brincadeira, passando para um (a) aluno(a), dizendo:- Este presente está abençoado! Passe-o para a pessoa que você acha mais BONITA. 2- Parabéns! Pena que sua BELEZA não fará que o presente permaneça com você. Passe-o para quem você acha mais ALEGRE no momento. 3- Parabéns! Pena que o presente ainda não ficará com você. Você está demais! Mesmo assim, passe o presente para quem você acha mais CHIC. 4- Você está com a bola toda, menos com o presente. Passe-o para a pessoa mais INTELIGENTE. 5- Como você é inteligente! Logo deve saber que o presente ainda não é seu. Passe-o para quem você acha mais EXTROVERTIDO(A). 6- O que será que tem aí dentro? Pena que você ainda não vai saber! Passe-o para quem você acha mais VAIDOSO (A). 7- Vaidade não é qualidade, nem defeito. Você ainda não foi eleito. O presente não é seu, talvez será de quem você ache mais TÍMIDO (A). Entregue o presente para ele (a). 8- Poderia ser seu, se não houvesse entre nós uma pessoa mais DEDICADA a tudo que faz. Dê o presente a ela 9- Você é muito dedicada, porém saberá reconhecer que há uma pessoa SIMPLES e HONESTA nesta sala. Entregue o presente a ela. 10- Com tanta HONESTIDADE, você saberá reconhecer que todos queriam o presente. Portanto, você não vai querê-lo só para você. Abra-o e distribua a TODOS OS COLEGAS.





Dinâmica: Pense bem

Objetivos: Não fazer com os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras pessoas que nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.

Desenvolvimento: Em círculo cada pessoa irá receber um papel e escrever seu nome. Misturar todos e pegar aleatoriamente (não pode ser o próprio). Escrever o que gostaria que a pessoa, a qual está o nome em cima, fizesse no centro do círculo. Na hora em que a pessoa ler o que escreveu, o animador avisa que é a pessoa mesmo que escreveu que irá fazer...





Dinâmica do Amor

Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.

Procedimento: Para início de ano ler o texto ou contar a história do "Coração partido":- Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."

Desenvolvimento: Após contar o texto distribuir um recorte de coração (sulfite rosa dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.
 
http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário