Decifre legítimas mensagens egípcias com a CHC!
Por: A Redação., Com base em atividade proposta no livro Oficinas de história, de Ana Lagôa, Keila Grinberg e Lúcia Grinberg, publicado pela Editora Dimensão.
(Ilustrações: Cruz).
Eles têm fama de enigmáticos e indecifráveis. Mas quem disse que os hieróglifos – os símbolos que faziam parte do sistema de escrita dos antigos egípcios – são impossíveis de entender? Há cerca de 200 anos, começou-se a tentar decifrá-los, assim como outras mensagens que o povo do Egito antigo nos deixou, como desenhos, pinturas ou esculturas. Agora, por exemplo, você vai aprender a desvendar legítimas ilustrações egípcias. Se os faraós vissem isso, certamente ficariam orgulhosos de você!
Pequeno dicionário egípcio
Conheça alguns símbolos da cultura egípcia que vão lhe ajudar a desvendar as mensagens vindas do Egito.
ASAS – Significam ascensão aos céus e, portanto, natureza divina.
BARCA – Simboliza a passagem para a vida eterna. Para chegar ao mundo superior, a alma do morto – o Ka – precisava usar uma barca, pois haveria água acima do céu.
PELICANO – Símbolo da maternidade, do céu, do conhecimento, do futuro. Atributo do faraó.
CARNEIRO – Animal que representava Amon, o deus Sol. Com um aro sobre a cabeça, representava Amon-ra, o Sol propriamente dito.
CHIFRES – Simbolizavam a idéia de resplendor, o brilho, a irradiação. Identificavam-se com os raios do sol.
PAPIRO – Planta que simboliza o vale do rio Nilo. Representava o Alto Egito, região mais ao sul, mais próxima do deserto do Saara.
SERPENTE – Significava o princípio e o fim. Era um atributo da realeza.
FLOR-DE-LÓTUS – Representava o Baixo Egito, região mais ao norte, mais próxima do Mar Mediterrâneo.
LINHAS ONDULADAS OU QUEBRADAS – Representam a presença de água.
LINHAS HORIZONTAIS RETAS – Representam a terra firme ou o barro.
FALCÃO – Ave que, por sua longa vida, simboliza a divindade. Como voa em direção à luz e sobe até se perder de vista, era identificado como mensageiro do Sol. Por essa razão, era também um animal solar, que representava o deus Horus ou Sol nascente.
Como no tempo dos faraós
Agora que você já é quase um especialista em desvendar mensagens do Egito antigo, que tal colocar as mãos na massa, transportar-se para cinco mil anos atrás e, como se estivesse no tempo dos faraós, fazer um desenho usando símbolos egípcios? Depois, a dica é apresentá-lo para um amigo ou mesmo a sua família e pedir a eles que, usando o Pequeno dicionário egípcio, tentem identificar o que você quis dizer. Será que eles vão acertar? É o que você vai descobrir!
A Redação.
Com base em atividade proposta no livro Oficinas de história, de Ana Lagôa, Keila Grinberg e Lúcia Grinberg, publicado pela Editora Dimensão.
Respostas:
1. Natureza divina e raios do Sol; 2. Os passageiros são Amon, o deus Sol, e Horus. A barca segue para a vida eterna; 3. Separadamente, a figura da esquerda simboliza o Alto Egito e a realeza; a figura da direita, o Baixo Egito e a realeza. As duas juntas simbolizam o país Egito, governado por seu faraó, senhor do Alto e do Baixo Egito, princípio e fim de tudo, conhecedor do futuro.
Atividade Egito CHC 196
Nenhum comentário:
Postar um comentário