Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Falta de postura é um dos principais erros cometidos no trabalho

Muita gente acredita que estar contratado é garantia de permanência no emprego. Conheça alguns dos piores pecados que se pode cometer no ambiente profissional.

Veruska Donato São Paulo

Você presta atenção no seu comportamento no trabalho?

“Um dos meus maiores erros é o horário” – Natalino Borren, jornalista.

“Às vezes eu fico muito tenso, fico meio nervoso quando eu vou fazer alguma coisa que precisa de imediato” – Cleiton Robert, estagiário de contabilidade.

“A gente fala palavrão, deixa escapar às vezes” – Gabriel Correa, designer.

Esse tipo de atitude pode travar sua carreira. Um dos principais erros é a falta de postura, achar que no trabalho você está em casa, à vontade. Como por exemplo, entrar nos ambientes sem ser convidado, fazer piadas o tempo todo, mostrar uma intimidade que não existe.

Este tipo de funcionário é comum nas empresas. São os famosos folgados, inconvenientes. O folgado também costuma abusar do telefone e do computador da empresa para assuntos pessoais.

E usar roupas como se estivesse na praia ou na academia? No “casual day” até pode colocar uma calça jeans, uma camisa. O que não pode é colocar a mini-saia super curta.

Hábitos de higiene. Cuidado com o mau hálito! “Você meio que oferece uma balinha propositalmente. É preciso dar um jeitinho”, conta Francisco Chaves, estagiário.

Um dos piores comportamentos, na opinião de quem contrata, é o mau humor. “Competência básica é ter bom humor no trabalho”, explica a consultora de RH, Renata Balduzzi.

Excesso de nervosismo e ansiedade também compromete a imagem. “É preciso desestressar, não pode passar isso para todo mundo. Se você está fazendo aquilo que gosta, vai fazer bem feito”, completa a consultora.

A consultora lembra que as empresas avaliam a capacidade técnica na hora de contratar, mas é o comportamento que vai definir o tempo no emprego. “É importante que a gente possa atentar bastante essas questões comportamentais que façam as outras pessoas que trabalham com você te enxergarem de uma maneira positiva, pró-ativa, agradável e perceberem em você uma atitude para frente.”



Briga no trabalho

Há dois meses, Wanderson Jesus Rodrigues perdeu o emprego por causa de uma briga no trabalho. Ele chegou a jogar um objeto num colega da empresa. “O que me levou a fazer isso foi o ciúme, uma atitude de um colega de trabalho que eu não gostei. Minha namorada trabalhava no mesmo local e eu acabei perdendo minha cabeça e sendo demitido por justa causa”, conta ele.

Desempregado, ele aprendeu uma lição. “A lição que fica é que devemos pensar antes de agir, independente da situação. Nada que uma boa conversa não possa resolver as coisas.”

Ele diz estar preparado para o próximo emprego. “Vou saber resolver a situação e lidar melhor com ela”, conclui Wanderson.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/falta-de-postura-e-um-dos-principais-erros-cometidos-no-trabalho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário