Powered By Blogger

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Desafios da Educação hoje.

É impossível pensar em Educação sem considerar o contexto social do qual fazemos parte, pois, indiscutivelmente, a Educação serve à sociedade. Em outras palavras, a Educação garante a manutenção desta (seus costumes, conhecimentos e valores éticos e morais) quando colabora na formação de sujeitos que busquem melhor forma de viver e conviver. É aqui que se aprende, juntamente com a família, como é a convivência em grupo e quais as regras para melhorar tal convívio.


Nossa sociedade hoje está longe de ser o que era há alguns anos atrás. Há poucas décadas a sociedade não dispunha do acesso às informações com a tecnologia como hoje acontece: a comunicação ficou muito mais veloz e eficiente principalmente com o advento da Internet e telefonia celular. Os valores sociais considerados prioritários também vêm se modificando e impondo aos indivíduos o aprendizado de novas formas de viver e conviver em sociedade. Hoje temos um apelo excessivo para o consumo, imensa irresponsabilidade com o meio ambiente, falta de ética nas relações, ausência de valores como respeito e solidariedade, muita violência, etc. Questões bastante complexas que, inevitavelmente, adentram a escola forçando-nos a buscar novos caminhos para Educar.

Assim, como atingir o ideal de Educar para uma sociedade mais justa, pacífica e solidária de maneira a fazer acreditar na idéia de que é possível viver melhor em sociedade?

Para garantir tal feito, complexo em sua essência, é necessário juntar esforços para buscar um ensino de qualidade que atenda também desejos de educandos, educadores e pais, com ações para uma formação integral do sujeito. Contribuir para a construção de um perfil de pessoa que, não só atenda expectativas sociais vigentes as quais não podemos ignorar, mas que também – e principalmente – reflita sobre elas com intuito de que se crie um bom senso na relação do Homem com seus pares e com o meio em que vive. Trabalhar com a problemática da falta de ética e valores sociais que necessitamos cultivar seria, talvez, o melhor caminho a percorrer.

Postado por Escola Humberto M. Mendonça às Quinta-feira, Agosto 06, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário