segunda-feira, 19 de abril de 2010

Hoje é dia do índio . O que isso significa?

O Brasil era ocupado por 900 etnias indígenas quando os europeus começaram a chegar por aqui. Culturas tão diferentes e tão incompreendidas! Hoje, são 206 grupos, com 170 idiomas e conhecimentos próprios. Passados 500 anos, como diz a bonita apresentação postada por Milton Aizemberg em sua página, estamos aprendendo ainda a lição de co-existirmos.


E termos um dia no calendário anual, dedicado aos povos indígenas é um chamado, para que possamos descobrir cada vez mais como construir alianças entre todas as raças, aproveitando os saberes de cada uma e melhorando a qualidade de vida de toda a família humana.

A comunidade do Banco do Planeta reúne um rico material sobre povos indígenas, postados inclusive, por integrantes de tribos, como Karkaju Pataxó, que divulgou o projeto de etnoecoturismo de seu povo, nas terras de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia.

Outro exemplo interessante é a trilha medicinal, criada pelos Guaranis de Biguaçu, SC, destacada por Fabricio Escandiuzzi.

Esta rede reúne vários outros exemplos de boa interação entre as culturas, como a unidade de descascamento de castanhas do Pará que elevou em 40% a renda de 2.200 índios no Mato Grosso e a antena via satélite conectando uma aldeia isolada, no mesmo Estado, que chamou a atenção de Francisco Assis.

É interessante fazer uma busca com este tema e descobrir quanta informação está disponível. E ainda surpreender-se com a presença no Banco de Planeta de pessoas muito engajadas em proteger os índios e criar pontes entre os 'pele vermelha' e os 'brancos', como Paulo Celso Villas-Bôas, presidente da Fundação que leva o sobrenome de sua família, famosa por mostrar ao Brasil a riqueza e diversidade cultural dos povos indígenas, com as renomadas expedições Villas-Bôas. Ou Débora Fontes Palmeira, diretora pedagógica da Reserva Thá-Fenes, onde vivem Kariri Xocós e Fulni-ôs, em Lauro de Freitas, BA.

Interaja, informe-se e aproveite para fazer mais amigos, inclusive com estes que foram os primeiros habitantes destas terras. Afinal como publicou Luciano de Souza em sua página: Todo dia é dia de índio.

Saiba mais também no site: http://www.fundacaobradesco.org.br/indigena/

Nenhum comentário:

Postar um comentário