SINOPSE:
Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.
MAIS SOBRE O LIVRO...
O livro traz um interessante trabalho de intertextualidade inter-gêneros
(MARCUSCHI, 2002) entre contos infantis e gêneros textuais epistolares (e sua maioria)
atuais, o que permite uma variedade de atividades e de projetos para a sala de aula. Todavia,
para o trabalho com a SD que apresentaremos seria então necessário que as crianças já
tivessem lido os seguintes contos: Cachinhos dourados e os três ursos; Branca de Neve e os
sete anões; João e o pé de feijão; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho.
De forma geral, o livro contém diversos contos que trazem um carteiro como
personagem principal e que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são
personagens das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope,
são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com diferentes propósitos
comunicativos, conforme se vê no quadro abaixo:
(clique em cima da imagem para ampliar)
Oficina 1:
- Apresentação da situação e do projeto à classe:
* Ler diferentes cartas trazidas pelo carteiro para atualizar a leitura dos contos infantis tradicionais e produzir uma carta final para um dos personagens de histórias infantis tradicionais.
- Roda de leitura: relembrando os contos tradicionais presentes nos livros
Objetivos
* Motivar os alunos em torno de um projeto de comunicação coletivo: leitura e produção de cartas.
* Recordar com os alunos a sinopse dos contos infantis tradicionais.
* Reunir as crianças em grupo para registrar as sinopses.
- Dramatização para reconhecimento de algumas personagens de contos infantis.
Oficina 2
- Um pouquinhos de história: o desenvolvimento dos meios de comunicação
Objetivos
* Compreender o desenvolvimento dos meios de comunicação a partir da leitura crítica da reportagem
* Recados do passado- veja como as pessoas trocavam mensagens em diferentes épocas, publicada pela Revista Recreio (n° 420, 27/03/08)
Oficina 3
- Reconhecimento das condições de produção do gênero textual 1: carta de pedido de desculpas
Objetivos
* Discutir por meio da leitura dos gêneros os elementos principais do contexto de produção por
meio de um quadro comparativo entre eles.
* Debater oralmente para identificar as opiniões dos alunos.
* Escrever uma lista de constatação sobre o gênero.
Oficina 4
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual 2: panfleto de propaganda
Objetivos:
* Analisar, por meio de uma aula de leitura, duas propagandas de um mesmo produto (pãezinhos de leite da Nutrela) voltadas a públicos distintos: a primeira a meninos e a segunda a meninas;
* Refletir com as crianças, por meio do planejamento de uma aula de leitura (vide HILA 1999, para saber procedimentos de elaboração para uma aula crítica a partir de gêneros textuais) sobre: o poder da propaganda, a importância dos destinatários, os recursos visuais tendo em vista os destinatários.
* Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do contexto de produção.
Oficina 5
- Reconhecimento das condições de produção gênero textual 3 e 4 : cartão postal e cartão de aniversário
Objetivos:
* Praticar a escrita de um cartão de aniversário trazido pelo professor.
* Ler um cartão postal trazido pelo professor .
* Comparar os gêneros anteriores por meio de um quadro destacando-se os elementos do contexto de produção.
* Escrever um registro com os alunos sobre as descobertas realizadas.
Oficina 6
- Reconhecimento das condições de produção dos gêneros textuais 4 e 5: carta de comunicação de publicação de livro e carta de comunicado de despejo
Objetivos:
*Retomar os pontos aprendidos sobre a carta de pedido de desculpas.
* Ler as cartas presentes no livro.
*Praticar o reconhecimento do objetivo das cartas e de seus destinatários.
* Escrever um registro diferenciando as três cartas trabalhadas.
Oficina 7
-A produção coletiva/grupo de uma carta para um personagem de um conto infantil trabalhado para dar continuidade ao livro
Objetivos:
*Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada pelo carteiro para uma personagem conhecida de contos infantis, a fim de continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros.
* Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.
* Orientar o processo de planejamento.
* Expor as cartas na sala.
* fonte: "O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta de seqüência didática para séries iniciais "
Cláudia Valéria Doná Hila17 (UEM- PG/UEL)
Elvira Lopes Nascimento (UE
R e v i s t a P r o l í n g u a – I S S N 1983-9979 P á g i n a 64
Volume 2 Número 1 – Jan./Jun de 2009
GOSTEI MUITO DESSE POST....O LIVRO É INCRÍVEL E A MOLECADA CERTAMENTE SE ENCANTARÁ PELO GÊNERO CARTA ATRAVÉS DESSAS IDEIAS
ResponderExcluir