NUTRIÇÃO DIÁRIA

Loading...

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Atividades com o livro "o carteiro Chegou"

SINOPSE:


Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.









MAIS SOBRE O LIVRO...

O livro traz um interessante trabalho de intertextualidade inter-gêneros

(MARCUSCHI, 2002) entre contos infantis e gêneros textuais epistolares (e sua maioria)

atuais, o que permite uma variedade de atividades e de projetos para a sala de aula. Todavia,

para o trabalho com a SD que apresentaremos seria então necessário que as crianças já

tivessem lido os seguintes contos: Cachinhos dourados e os três ursos; Branca de Neve e os

sete anões; João e o pé de feijão; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho.

De forma geral, o livro contém diversos contos que trazem um carteiro como

personagem principal e que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são

personagens das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope,

são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com diferentes propósitos

comunicativos, conforme se vê no quadro abaixo:

(clique em cima da imagem para ampliar)



Oficina 1:

- Apresentação da situação e do projeto à classe:

* Ler diferentes cartas trazidas pelo carteiro para atualizar a leitura dos contos infantis tradicionais e produzir uma carta final para um dos personagens de histórias infantis tradicionais.

- Roda de leitura: relembrando os contos tradicionais presentes nos livros

Objetivos

* Motivar os alunos em torno de um projeto de comunicação coletivo: leitura e produção de cartas.

* Recordar com os alunos a sinopse dos contos infantis tradicionais.

* Reunir as crianças em grupo para registrar as sinopses.

- Dramatização para reconhecimento de algumas personagens de contos infantis.



Oficina 2

- Um pouquinhos de história: o desenvolvimento dos meios de comunicação

Objetivos

* Compreender o desenvolvimento dos meios de comunicação a partir da leitura crítica da reportagem

* Recados do passado- veja como as pessoas trocavam mensagens em diferentes épocas, publicada pela Revista Recreio (n° 420, 27/03/08)

Oficina 3

- Reconhecimento das condições de produção do gênero textual 1: carta de pedido de desculpas

Objetivos

* Discutir por meio da leitura dos gêneros os elementos principais do contexto de produção por

meio de um quadro comparativo entre eles.

* Debater oralmente para identificar as opiniões dos alunos.

* Escrever uma lista de constatação sobre o gênero.





Oficina 4

- Reconhecimento das condições de produção gênero textual 2: panfleto de propaganda

Objetivos:

* Analisar, por meio de uma aula de leitura, duas propagandas de um mesmo produto (pãezinhos de leite da Nutrela) voltadas a públicos distintos: a primeira a meninos e a segunda a meninas;

* Refletir com as crianças, por meio do planejamento de uma aula de leitura (vide HILA 1999, para saber procedimentos de elaboração para uma aula crítica a partir de gêneros textuais) sobre: o poder da propaganda, a importância dos destinatários, os recursos visuais tendo em vista os destinatários.

* Leitura crítica do panfleto do livro, destinado à bruxa malvada, reconhecendo seus elementos do contexto de produção.



Oficina 5

- Reconhecimento das condições de produção gênero textual 3 e 4 : cartão postal e cartão de aniversário

Objetivos:

* Praticar a escrita de um cartão de aniversário trazido pelo professor.

* Ler um cartão postal trazido pelo professor .

* Comparar os gêneros anteriores por meio de um quadro destacando-se os elementos do contexto de produção.

* Escrever um registro com os alunos sobre as descobertas realizadas.



Oficina 6

- Reconhecimento das condições de produção dos gêneros textuais 4 e 5: carta de comunicação de publicação de livro e carta de comunicado de despejo

Objetivos:

*Retomar os pontos aprendidos sobre a carta de pedido de desculpas.

* Ler as cartas presentes no livro.

*Praticar o reconhecimento do objetivo das cartas e de seus destinatários.

* Escrever um registro diferenciando as três cartas trabalhadas.





Oficina 7

-A produção coletiva/grupo de uma carta para um personagem de um conto infantil trabalhado para dar continuidade ao livro

Objetivos:

*Produzir uma nova carta (em grupos) a ser levada pelo carteiro para uma personagem conhecida de contos infantis, a fim de continuar o processo de intertextualidade inter-gêneros.

* Realizar um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.

* Orientar o processo de planejamento.

* Expor as cartas na sala.





* fonte: "O CARTEIRO CHEGOU: uma proposta de seqüência didática para séries iniciais "

Cláudia Valéria Doná Hila17 (UEM- PG/UEL)

Elvira Lopes Nascimento (UE

R e v i s t a P r o l í n g u a – I S S N 1983-9979 P á g i n a 64

Volume 2 Número 1 – Jan./Jun de 2009

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DESSE POST....O LIVRO É INCRÍVEL E A MOLECADA CERTAMENTE SE ENCANTARÁ PELO GÊNERO CARTA ATRAVÉS DESSAS IDEIAS

    ResponderExcluir