Powered By Blogger

domingo, 24 de julho de 2011

GÊNERO TEXTUAL: POEMA



AS BORBOLETAS


Brancas

Azuis

Amarelas

E pretas

Brincam

Na luz

As belas

Borboletas

Borboletas brancas

São alegres e francas.



Borboletas azuis

Gostam muito de luz.



As amarelinhas

São tão bonitinhas!



E as pretas, então…

Oh, que escuridão!



Vinícius de Moraes



Do livro: A arca de Noé, Vinícius de Moraes, Livraria José Olympio Editora: 1984; Rio de Janeiro; páginas 58 e 59. 14ª edição.



ATIVIDADES PROPOSTAS



Depois de trabalhar o poema de Vinícius de Morais, escrevi em cartolina e cortei separando cada letra.Separei as crianças em grupos (como entendem a escrita) e cada grupo montou uma parte. Em seguida colamos no cartaz.









As crianças fizeram a dobradura das borboletas e as flores são as mãos da menina que tem paralisia cerebral (ela sempre participa das atividades dentro das suas possibilidades).

_ CONTEÚDO:



LÍNGUA PORTUGUESA

-Gênero textual: poema – os efeitos sonoros, o ritmo, as rimas, assonâncias e as aliterações, a disposição gráfica, o valor expressivo dos sinais de pontuação- “As borboletas de Vinícius de Moraes”.

_ Inferência de informações – implícitas e explícitas;

_ Recitação do poema, valorizando os aspectos fônicos: rimas, ritmo, assonância e aliterações;

_ Produção de texto /poema/hipertexto;

_ Revisão e reescrita do texto produzido;





CIÊNCIAS

-Os animais: insetos / borboletas/metamorfose;

ARTES

-Dobraduras – borboleta



-MATEMÁTICA

-Figuras geométricas/simetria/cores



3 _ OBJETIVO: Refletir sobre valores éticos para a construção de uma sociedade mais justa, contribuindo com a formação de leitores ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados aos gêneros estudados, ajudando o aluno a expressar-se nas diversas linguagens.





4 _ HABILIDADES:

-Identificar informações relevantes para a compreensão do gênero solicitado;

-Escrever texto considerando as características do gênero;

-Declamar poemas;

-Ler para a classe com expressão de fluência;

-Revisar e reescrever o próprio texto com o auxílio do Professor;

-Resolver dúvida durante a leitura através de consulta a Wikipédia;

-Reconhecer a importância dos seres vivos na terra e desenvolver noções de preservação;

-Perceber a diferença e semelhança entre cubos e quadrados;

-Compor e decompor figuras geométricas planas;

-Desenhar figuras simétricas: borboleta, quadrado;

-Identificar semelhanças entre figuras através do eixo de simetria;

-Utilizar a arte como linguagem, através de uma atitude de busca individual e ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação e a sensibilidade ao vivenciar e fluir produções artísticas.





6 _ TEMPO ESTIMADO: duas semanas



7 _ RECURSOS NECESSÁRIOS:



-HUMANOS – Alunos

-MATERIAIS: computador, internet, data show, cópia do texto “As borboletas de Vinicius de Moraes”, lápis de cor, régua, lápis, borracha, papel set, chamex, papel pardo, giz de cera, guache nas cores variadas, laboratório de informática, cópias de vários poemas e uma caixa grande.





8 _ SEQUENCIA DIDÁTICA



-Conversar sobre a importância da escuta e sobre o ouvir poemas;

-Perguntar aos alunos o que é poema. Em seguida trabalhar as características do gênero textual apresentado (oralmente).

-Repassar a cópia de alguns poemas para a turma obter mais conhecimento do assunto.. Aproveite o momento para fazer algumas perguntas sobre o gênero.

-Apoiando na explanação do conteúdo, construa com a turma um painel coletivo - as características do gênero poema. Afixar em um ponto estratégico da sala, para auxiliar nas produções futuras.

-Em seguida apresentar o poema a ser trabalhado - “As borboletas de Vinicius de Moraes”.

-Levar as crianças no laboratório de informática para entrar no meu blog onde eles utilizarão da ferramenta hipertexto com diferentes trajetos para melhor compreensão das informações facilitadas pelo computador.

-Apresentar para os alunos no data show o poema “As borboletas” e fazer um link na palavra “borboletas”, onde poderão obter várias informações a respeito do animal;

-Entregue uma cópia do texto (ilustrado) e realize as diversas modalidades de leitura: silenciosa, em voz alta, exploratória de imagens e jogralizada com o objetivo de memorização;

-Apresentar o vídeo sobre a metamorfose da borboleta.

-Em seguida o professor partilhará com as crianças informações sobre as borboletas (por exemplo, o porquê das cores desse inseto, a sua metamorfose, onde vive e a necessidade de preservação da espécie, etc.). Tais informações poderão ser enriquecidas através de pesquisa orientada pelo professor. A seguir, os alunos poderão produzir um texto informativo sobre o assunto.

-Depois de trabalhar o poema, confeccionar em cartolina fichas contendo os versos do texto trabalhado. Separar as crianças em grupos para montar o texto original e em seguida colar no cartaz.

-O professor poderá solicitar às crianças a produção, individualmente ou em duplas, de uma história cuja personagem principal seja uma borboleta (quem sabe, uma borboleta branca, ou azul, ou amarelinha, ou preta). Com a imaginação fértil que têm com certeza os alunos produzirão interessantes narrativas.

Podem-se utilizar histórias nas quais a cor preta tem destaque positivo,

Como: Menina Bonita do Laço de Fita, O Menino Marrom e Biografia das Cores.

-Podemos também recriar histórias com as crianças e refazer poesias, como a de Vinicius de Moraes, substituindo escuridão por outros adjetivos.

-A partir dessa poesia, tão conhecida, podemos trabalhar com cores variadas, pintando borboletas de papel, destacando a beleza de todas as cores, inclusive da cor preta e fazendo uma bonita exposição de painéis.

-Aproveitando a “caixa surpresa – metamorfose da borboleta”, trabalhar a planificação, polígonos, sólidos geométricos e cores.

-Para fazer a culminância do planejamento, podemos sugerir a confecção de dobraduras de borboletas com as crianças.





10 – AVALIAÇÃO



Durante todo as atividades trabalhadas podemos observar o avanço de cada aluno durante a realização dos trabalhos propostos como: orais, escrita, produção de texto, nas confecções das dobraduras, painéis, pesquisa e observando as habilidades de cada um.



11 _ REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS



-Fluxo das Aulas – 2009 – Programa Circuito Campeão - IAS

-Referencial Curricular – Ensino Fundamental – 2ª Edição 2009

-Revista Nova Escola –Edição Especial –Produção de texto 2010

-Revista Nova Escola – A tecnologia que ajuda a ensinar – junho 2009

-Tecnologia na Educação: ensinando com as TIC - MEC/SEED 2009

-Coleção Vitória Régia – Língua Portuguesa –IBEP- 2004

PESQUISA NA INTERNET ATRAVÉS DE ALGUNS SITES COMO SUGESTÃO

http://rochamarta.blogspot.com/

http://amotrabalharcomcriancas.blogspot.com/



http://peregrinacultural.wordpress.com/

http://pescarideias.blogspot.com/


http://amagiadeaprender.blogspot.com/



HOSANA DE FATIMA RODRIGUES CORREIA





Nenhum comentário:

Postar um comentário