EMEB ELZA FREIRE
FASE II – 5 ANOS
PROFESSORA NATALIA REYS RODOLFO
JUSTIFICATIVA:
As crianças apresentam um grande fascínio por lousa e giz na escola, desta forma levar para casa este objeto de admiração das crianças com o objetivo voltado para aprendizagem da leitura e da escrita é melhor ainda. Assim de uma forma lúdica e prazerosa, as crianças escrevem palavras, frases ou pequenos textos com acompanhamentos de seus familiares com uma estratégia atraente.
OBJETIVOS:
Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio da lousinha e da vivência de diversas situações em sala de aula e sala de leitura.
Interessar-se por escrever palavras, frases ou textos, ainda que não de forma convencional, motivando-se a avançar na hipótese de escrita.
Apreciar e interessar-se por situações que envolvam a leitura de diferentes gêneros textuais.
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO:
1- Elaborar uma cartinha aos pais para auxiliar no apoio da criança em casa. Os pais deverão dedicar um tempo para seu ou sua filha, pedindo que escreva letras, palavras, frases, numerais, conforme a fase de escrita em que a criança se encontra.
2- Será sorteada uma criança por dia para levar a lousinha, gizes brancos e coloridos e estojo com apagador.
3- Um caderno de registro acompanhará a lousinha para os pais comentarem as atividades da criança com a lousinha.
4- O projeto será apresentado aos alunos e informações sobre como devem ser os cuidados com os materiais, como acontecerão os sorteios e demais passos.
ORIENTAÇÕES DO PROJETO LOUSINHA EM CASA
MAMÃE, PAPAI OU RESPONSÁVEL
ESTAREI ENVIANDO PARA CASA POR UM DIA UMA LOUSINHA, GIZES BRANCOS E COLORIDOS NO ESTOJO COM APAGADOR, SERÁ SORTEADA UMA CRIANÇA POR DIA.
GOSTARIA QUE VOCÊS DEDICASSEM UM TEMPO PARA SEU (UA) FILHO (A) E PEDISSE Á ELE(A) QUE ESCREVESSE ALGUMMAS LETRAS, PALAVRAS (COM DUAS OU TRÊS SÍLABAS) QUE VOCÊS DITARIAM COMO POR EXEMPLO:
GATO SAPATO BONECA PANELA CAMISA
SACI PIPOCA MACACO XAROPE PETECA
PIPA SAPO PATO PATATÁ
OBSERVEM QUE TRABALHEI SÓ SÍLABAS SIMPLES, MAS SE VOCÊ PERCEBEU QUE SEU (UA) FILHO (A) JÁ DOMINA AS PALAVRAS COM SÍLABAS SIMPLES EXCELENTE!!
ENTÃO PARTA PARA PALAVRAS COM SÍLABAS COMPLEXAS, COMO POR EXEMPLO:
ANJO ESTRELA OSTRA ISCA BRASIL FLOR
ESCOLA ÁRVORE PRATO ESTOJO IRMÃO PLANTA
TRABALHO GALINHA SABÃO AVIÃO PARQUE BARCO
SE VOCÊS PERCEBEREM QUE SEU (UA) FILHO(A) ESCREVE PALAVRAS COM SÍLABAS COMPLEXAS SEM DIFICULDADES, PEÇA QUE ESCREVA FRASES, PARLENDAS OU TRECHOS DE MÚSICAS, COMO POR EXEMPLO:
MEIO DIA
MACACA SOFIA
PANELA NO FOGO
BARRIGA VAZIA
ATIREI O PAU NO GATO TO TO....
PIRULITO QUE BATE BATE....
SE EU FOSSE UM PEIXINHO...
ESPERO QUE TENHAM ENTENDIDO O QUE EXPLIQUEI, PODERÃO TRABALHAR TAMBÉM COM NUMERAIS
TERMINADA A ATIVIDADE, GOSTARIA QUE VOCÊS REGISTRASSEM AQUI NESTE CADERNO O QUE FOI REALIZADO COM SEU (UA) FILHO (A) E O QUE VOCÊS ACHARAM DA ATIVIDADE PROPOSTA.
DESEJO BOM DIVERTIMENTO E BOAS DESCOBERTAS JUNTO COM SEU (UA) FILHO(A).
ABRAÇOS E BEIJINHOS!!!
PROFESSORA NATALIA REYS
Nenhum comentário:
Postar um comentário