domingo, 24 de abril de 2011

AIVIDADES PARA FALAR E DESENVOLVER SOBRE A PÁSCOA

Cartinha para o coelho da pascoa




Antes as famosas cartinhas eram enviadas apenas para o papai Noel, agora coelho da páscoa também recebe cartinhas.Existem inúmeros modelos, mas vai da criatividade de cada criança escrever e falar que ovo quer.

A carta é baseada na mesma idéia da cartinha pro papai Noel. Mas muitas crianças ainda não sabem escrever e pedem para os mais velhos escreverem. Nas cartas, os pedidos são de ovos de chocolates específicos, ou apenas um ovo.

Existem ONG’s ou até mesmo a agencia dos correios, que recolhem as cartinhas de crianças carentes, que não tem condições de ter um ovo de chocolate na páscoa, e fazem uma boa ação e no domingo de páscoa distribuem ovos para as crianças mais pobres.

Coelho da Páscoa

 EU E A COELHA NA ESCOLA
 PROCURANDO OS OVOS
 COMPARTILHANDO O OVO




Estamos na semana de chegada da páscoa, uma data tão celebrada a muitos e muitos os anos por varias famílias e tradições, e a procura pelos famosos ovos de chocolate já cresce cada dia mais. As crianças são as principais consumidoras, pois são seduzidas pelos comerciais e propagandas, adoram um docinho e chocolate então, nem se fala. Como no natal onde o ícone principal é o velhinho da barba branca conhecido como Papai Noel, na páscoa também se destaca um famoso personagem, o coelhinho da páscoa, que carrega consigo uma cesta cheia de ovos, e os leva às crianças. Nessa época como no natal, as ruas, lojas e supermercados trazem os coelhos, e as crianças os adoram.

No Brasil a tradição do coelho existe desde o século XVIII e foi trazida pelos alemães, mas a história do coelho da páscoa já vem de muitos anos. Surgiu lá no Egito Antigo, onde o coelho tinha a simbolização do nascimento e de uma nova vida. Outros povos da antiguidade tinham a crença de que o coelho representava a lua, assim, estudiosos afirmam que ele se tornou símbolo da páscoa pelo fato da lua determinar a sua data. Os coelhos são grandes reprodutores e geram muitos filhotes em suas ninhadas, como a páscoa marca a ressurreição de cristo e a vida nova, se tornou o animal ideal para simbolizá-la. Há uma lenda que diz que existia uma mulher muito pobre, que escondeu alguns ovos de galinha que ela mesma tinha colorido, para dar aos seus filhos como presente na data da páscoa, logo que os filhos foram pegar os ovos, viram um coelho correndo apressadamente passando por ali, com essa lenda, eles acreditaram que o animal tinha trazido os ovos e assim, espalhou-se mundo a fora a história do coelho da páscoa.

Com a páscoa chegando, a procura pelos desenhos dos coelhinhos para colorir aumenta bastante, principalmente pelos professores que levam os desenhos às salas de aula e que trabalham em escolinhas infantis, e aos mais adolescentes para explicar o significado de vida nova que a páscoa nos traz. As crianças interagem no trabalho de colorir e se divertem, enquanto aprendem o significado desta data tão especial.

Também podem ser usados por quem faz ovos de páscoa caseiros, na confecção de embalagens personalizadas e até mesmo como moldes, assim terá ovos inconfundíveis e diferentes dos normais, os pais também podem imprimir e deixar com seus filhos como forma de distração nessa semana, como as crianças adoram colorir desenhos, pintar os coelhinhos será um divertido passatempo para todas as idades, desde os mais pequenininhos aos que já entendem e adoram mexer com os famosos lápis de cor.

A positividade dos desenhos para colorir é que cada um pode dar a cor que quiser ao coelho, tornando se assim, um símbolo mais mágico ainda, já que cada um pode imaginar o seu, sendo roxos, vermelhos, azuis, amarelos, rosas, ou até mesmo os originais com a pele branca e os olhos vermelhos. Os ovos apesar de serem de chocolate branco ou preto, ganham também os tons coloridos nos desenhos, sendo estampados e com listras, normalmente. É só imprimir e se divertir colorindo.

Simbolos da pascoa



A Páscoa tem significados diferentes para cada pessoa. Algumas nem sabem o por que do feriado, e outros em compensação, levam muito a sério. O verdadeiro significado é religioso, significa a ressurreição de Cristo.

A páscoa tem vários símbolos que a reapresentam. O mais famoso deles é o coelho. Para as crianças, o coelhinho da páscoa trás os ovos de chocolate para todos. Ele é fofinho, meigo e muito bonzinho.

Os outros símbolos são: o cordeiro, a cruz, o ovo, a vela, o pão, o vinho, entre outros. Cada um com o seu significado próprio e diferente um do outro.O cordeiro por exemplo, simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus,e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

Frases para a páscoa





A páscoa é um feriado da igreja católica, tendo como significado a ressurreição de Cristo.Aqui estão algumas frases para a páscoa, inclusive religiosas:

“Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.”

“A Páscoa não é um dia para comermos chocolates e sim para comemorarmos a vida e ressurreição daquele que morreu para nos salvar!”

“O coelhinho da Páscoa, vem nós avisar que Jesus está vivo em nossos corações…”

“Páscoa,momento de união, de parar para refletir, de ver a vida de diferente, de ver gente como a gente. JESUS morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da VIDA. ”

“A Páscoa vem trazendo uma mensagem de paz, esperança e amor. Feliz Páscoa!”

Mensagem de páscoa



Páscoa é ser capaz de mudar,

É partilhar a vida na esperança,

É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.

Páscoa é dizer sim ao amor e à vida,

É investir na fraternidade,

É lutar por um mundo melhor,

É vivenciar a solidariedade.

Páscoa é ajudar mais gente a ser gente,

É viver em constante libertação,

É crer na vida que vencer à morte.

Páscoa é renascimento, é recomeço,

É uma nova chance pra gente melhorar

As coisas que não gostamos em nós.

Para sermos mais felizes por conhecermos

A nós mesmos mais um pouquinho e vermos

Que hoje somos melhores do que fomos ontem.

Feliz Páscoa!!

Fazer ovo de páscoa caseiro




Ingredientes:

Chocolate meio amargo

Forma de ovo de páscoa

Pedaços de chocolate branco

Tabela de conversão de medidas

Modo de Preparo:

Coloque pedaços de chocolate meio amargo em uma tigela e coloque no microondas por 30 segundos, (se não ficar derretido, pode colocar a mais tempo), caso não tenha microondas, derreta em uma panela no fogão por volta de 20 minutos, até ficar cremoso.

Enquanto isso você pega a forma e o chocolate branco.

Quando acabar, bote o chocolate derretido na forma e coloque os pedaços de chocolate branco pelo meio, por baixo e por cima e coloque a outra parte da forma do ovo e depois coloque na geladeira até o dia seguinte.

Depois, pegue o ovo e abra (se não conseguir abrir não arrisque de quebrar ovo, coloque água na forma com o ovo dentro antes de tirar).

Depois que abrir, pegue uma faca afiada e corte em forma de ovo de páscoa normal.

Depois é só comprar o papel para embrulhar e pronto.











Receita Ovo de Páscoa







A páscoa é uma data bastante esperada pelas pessoas que gostam muito de chocolate e pelas pessoas que ganham dinheiro com ovos de páscoa caseiros, quem ganha dinheiro com esse símbolo da páscoa deve até estar contando cada dia para que suas vendas aumentem junto com sua produção. Essa data especial infelizmente acontece apenas em abril que chega e pode passar rápido demais, mas nesse mês de março já podemos ver vários ovos de páscoa em supermercados que apostam vender muito nessa que é uma das datas mais especiais do ano.

As donas de casa que não querem comprar ovos de páscoa caros podem estar procurando algumas receitas na internet, também pode assistir alguns programas de culinárias que passam em várias emissoras de televisão aberta, duas formas para pegar uma receita boa desse símbolo da páscoa que será comemorada no dia 2 de abril. Essas donas de casa podem estar comendo mais ovos de páscoa caseiros que aqueles industrializados, porque ovos feitos em casa costumam ser e maior quantidade por causa dessa receita que seguirá.

Aquelas mulheres que quiserem vender esses ovos devem até pegar mais receitas desses ovos que podem ser feitos de diversas formas, se fizer ovos diferentes vai chamar mais atenção dos clientes que irão preferir comprar um ovo de páscoa caseiro do que um ovo industrializado que pode custar mais caro. Esse ovo de páscoa feito com as próprias mãos para a família comer ou para vender vai ficar bem mais gostosos, disso nenhuma dona de casa pode duvidar do seu talento com esse delicioso símbolo da páscoa.

Ingredientes

-350g de chocolate cobertura ao leite

-1/2 xícara de crocante

-2 formas de ovo de páscoa de 500g

Modo de Preparo

Siga as instruções do ovo simples, até a segunda camada de

chocolate. Antes de colocar a terceira camada, misture as 3

colheres (sopa) de chocolate com o crocante e aplique.

Recoloque-a forma na geladeira, até que desgrude no fundo (cerca

de 8 minutos). Desenforme, espere secar e embale conforme

explicado na receita de ovo simples.

COELHO CURIOSIDADES

Hábitos alimentares e/ou Dieta

 COELHINHA MILA NA ESCOLA


O coelho é um animal de comportamento dócil, manso e carinhoso. Ele conquistou a afetividade das crianças e dos adultos, em especial das mães. O homem é o maior inimigo dos coelhos. Durante um ano, os caçadores matam milhões de coelhos por esporte. Agricultores também matam coelhos para proteger as colheitas. Outros inimigos dos coelhos são os coiotes, raposas, bisões e fuinhas. Gaviões, corujas e algumas outras aves caçam coelhos para servir-lhes de alimento. Muitos caninos e felinos também caçam coelhos. Os coelhos geralmente tentam fugir do inimigo. Se um coelho está em campo aberto, pode ficar quieto e esperar até que o inimigo vá embora. Se o inimigo chega demasiado perto, o coelho corre rapidamente para salvar-se. Um coelho assustado pode dar saltos de 3m ou mais, e decorrer a 100 km/h. O coelho tenta confundir o inimigo correndo em ziguezague. Às vezes dá algumas voltas seguindo sua própria trilha, para, a seguir, saltar em outra direção. Enfim, pode meter-se numa toca ou num monte de galhos para esconder-se.

A maior parte dos coelhos come e mostra-se ativa do anoitecer ao amanhecer, e passa o dia descansando e dormindo. O coelho come muitas espécies de plantas. Na primavera e no verão, seu alimento são folhas verdes incluindo trevos, capins e outras ervas. No inverno, come galhinhos, cascas e frutos de arbustos e árvores. Os coelhos às vezes causam prejuízo à lavoura porque mordiscam os brotos tenros de feijão, alface, ervilha e outras plantas. Também danificam árvores frutíferas porque roem sua casca. É importante ressaltar que os coelhos têm a cenoura como a base de sua alimentação. Não devem, em hipótese alguma, comer alface, pois esse vegetal pode causar diarreia.

A gestação da coelha dura cerca de 30 dias. Geralmente nascem quatro a cinco láparos (filhotes de coelho) por vez, mas esse número varia de dois a nove. Os filhotes não enxergam nem ouvem, e não têm pêlo. A mãe os mantém no ninho que cava no solo. Ela pode não ficar no ninho, mas permanece sempre perto. Forra o ninho e cobre os filhotes com capim e com pêlos, que arranca do próprio peito com os dentes. A cobertura esconde os coelhos recém-nascidos e ajuda a mantê-los aquecidos. Quando os láparos têm cerca de dez dias, já podem ver e ouvir, e possuem pêlos macios.

Cerca de duas semanas, depois do nascimento, quando já têm uns 10 cm de comprimento, os filhotes crias deixam o ninho e escondem-se entre folhas e ervas altas. Geralmente cavam suas primeiras tocas próximo ao ninho. A coelha raramente cuida dos filhotes por mais de algumas semanas depois do nascimento. Algumas fêmeas do coelho-de-rabo-de-algodão começam a formar suas próprias famílias com menos de seis meses de idade.

Aspectos culturais

O coelho é um animal presente na cultura popular como símbolo de fertilidade associado à Páscoa. Entre as outras manifestações culturais do animal:

• O personagem Bugs Bunny, em Portugal e no Brasil conhecido como Pernalonga

• O Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll

• Logotipo da revista Playboy

• O monstro de Caer Bannog do filme Monty Python e a Cruzada do Santo Graal era um coelho assassino

• O coelho é um dos signos da astrologia chinesa

• Simbolo da marca francesa Coup de Coeur www.funnyCdc.com

Coelhos famosos

• Coelho da Páscoa

• Sansão (ver turma da Mônica)

• Pernalonga

• Coelho de mágicos

• Tambor (amigo do Bambi)

• Peter Rabbit

• Coelho Ricochete

• Lorde Coelhão (ver turma da Mônica)

• Roger Rabbit

Curiosidades

• Os coelhos não são roedores, são lagomorfos.

• Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.

• Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.

• O tempo de gestação de uma coelha é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias; 24h após o parto, entra novamente no cio. É por isso que o coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de um nova vida).

• O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta "universalidade" dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.

• Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.

• Os principais predadores do coelho são a raposa e a onça, mas há muitos outros animais que predam o coelho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário