Powered By Blogger

domingo, 16 de outubro de 2011

Doença e morte o verdadeiro mal da Televisão




Encontrei este artigo na net e achei interessante estar postando para vocês, fala sobre a TV relacionada a doença*morte.

Televisão para mim é uma das causas que contribuem para o aumento de déficit de atenção em sala de aula e ainda atrapalha a educação familiar, pois muita coisa do que assistimos na tv vai contra aos nossos ensinamentos de boas maneiras e boa convivência... Mas, assim como eu, acredito que a maioria de vocês também é, mãe que trabalham e não tem como controlar o que seus filhos assistem.

Façam boa leitura, será importante lerem o artigo.

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2011/10/doenca-e-morte-o-verdadeiro-mal-da.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+MeusTrabalhosPedagogicosAtividadesEProjetosParaEducaoInfantil+%28%22+Meus+Trabalhos+Pedag%C3%B3gicos%2C+Atividades+e+Projetos+para+Educa%C3%A7%C3%A3o+Infantil+%22%29

Venhamos e convenhamos, ninguém nunca afirmou que ver TV era saudável. Porém, só agora os médicos descobriram o quão ruim pode ser.

Dados de oito estudos recentes sugerem que, quanto mais você assiste TV, mais propenso fica a desenvolver uma série de problemas de saúde, e mais chances têm de morrer mais cedo.

Os estudos incluíram mais de 175.000 pessoas em todo o mundo e, geralmente, duraram entre 6 e 10 anos. Embora a concepção de cada estudo seja um pouco diferente, a maioria controlou uma longa lista de fatores de saúde (como o índice de massa corporal, níveis de colesterol e histórico familiar) em um esforço de identificar o efeito de assistir TV.

Segundo os pesquisadores, para cada duas horas adicionais que as pessoas passam coladas na TV em um dia típico, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta em 20%, e o risco de doença cardíaca aumenta em 15%. E para cada três horas adicionais, o risco de morrer por qualquer causa salta para 13%, em média.

Segundo o cardiologista Stephen Kopecky, que não participou do estudo, o aumento do risco de doenças ligadas a assistir televisão é semelhante ao que você vê com colesterol alto, pressão arterial ou tabagismo. “A nova análise eleva a importância do estilo de vida sedentário como um fator de risco”, afirma.

Em todo o mundo, assistir televisão é uma das atividades que levam mais tempo, comparáveis a trabalhar e dormir. Os cientistas dizem que, não importa em que momento da vida você esteja, seja velho ou jovem, ver muita TV não é bom.

A conexão entre a TV e doenças não é um mistério. Assistir TV consome tempo de lazer que poderia ser gasto andando, fazendo exercícios, ou mesmo apenas se movimentando. Também tem sido associado a dietas pouco saudáveis, como muito açúcar, refrigerantes, alimentos processados e petiscos (que, talvez não por coincidência, são alimentos frequentemente encontrados em comerciais de televisão).

Além disso, alguns estudos sugerem que a postura sentada prolongada, além de seu impacto sobre os hábitos alimentares e exercício físico, pode causar mudanças no metabolismo que contribuem para níveis de mau colesterol e obesidade.

“É a síndrome do ‘batata de sofá’”, dizem os pesquisadores. “Essas pessoas são extremamente sedentárias, passam várias horas em um sofá assistindo TV, são muito passivas e seu gasto energético é muito baixo, mesmo comparado com outros comportamentos sedentários como sentar e ler, ou sentar enquanto dirige”, explicam.

Os cientistas falam que, hoje, os médicos podem não perceber um aumento dramático de doenças e morte como resultado de assistir TV em excesso, mas o efeito cumulativo pode ter um impacto importante na saúde pública a longo prazo.[CNN]


Fonte: http://hypescience.com/doencas-e-morte-o-verdadeiro-mal-que-a-tv-causa/







MENSAGENS AS PROFESSORAS (Magistério composto por 96% de mulheres)

Ser Professor (a)


É buscar dentro de cada um de nós

Forças para prosseguir, mesmo com toda pressão,

Toda tensão, toda falta de tempo...

Esse é nosso exercício diário!

Ser professor (a) é se alimentar do conhecimento

e fazer de si mesmo (a) janela aberta para o outro.

Ser professor (a) é formar gerações, propiciar o

Questionamento e abrir as portas do saber.

Ser professor (a) é lutar pela transformação...

É formar e transformar,

Através das letras, das artes, dos números...

Ser professor (a) é conhecer os limites do outro.

E, ainda assim, acreditar que ele seja capaz...

Ser professor (a) é também reconhecer que

Todos os dias são feitos para aprender...

Sempre um pouco mais...

Ser professor (a)

É saber que o sonho é possível...

É sonhar com a sociedade melhor...

Inclusiva...

Onde todos possam ter acesso ao saber...

Ser professor (a) é também reconhecer que somos,

Acima de tudo, seres humanos, e que temos licença para rir, chorar, esbravejar...

Porque assim também ajudamos a pensar e construir o mundo.

Todos os dias do ano são seus, professor (a)!

Parabéns!

Fonte: Jornal AconteCendo, nº. 22, Setembro de 2001





O Professor vai além da Gramática, da Matemática, História, Geografia, Arte, Língua Estrangeira, Educação Física, da Física, da Química, das Ciências, do ensino das Profissões,


Vai muito além do Semanário,

Muito além dos Bimestres,

Muito além das Provas e trabalhos,

Muito além dos 200 dias letivos

Muito além da Recuperação e dos Exames

Muito além do Planejamento anual e do Calendário,

Muito além da jornada de trabalho dupla, ou até tripla

Muito além da indisciplina dos alunos

Muito além da incompreensão dos Pais

Somos Educadores, apesar de tudo isso

Somos Educadores porque o mundo ainda precisa de:

Homens e Mulheres de bem, de Poetas, Engenheiros, Médicos, Advogados, Psicólogos, e tantas outras Profissões.

Somos Educadores porque o mundo em que vivemos, precisa ser um mundo melhor, e precisa urgentemente de pessoas melhores.

Muitas profissões devem homenagens, reconhecimento e gratidão a todos os Professores, não apenas no dia de hoje, mas todos os dias de sua existência.

Meu desejo é que todos os Professores sejam renovados e fortalecidos diariamente para transformar vidas, inspirar crianças, jovens e adultos a transcenderem tudo o que é medíocre e alcançarem a excelência.

Feliz Dia do Professor. Sempre !!!

Roseli Brito

http://www.sosprofessor.com.br/blog/?p=477





Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.




A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Alguém disse certa vez que professores são como o sol. A semente pode ser ótima, de boa origem, a terra pode ser fértil, pode ser regada todo o dia, mas sem o sol a planta não se desenvolve. E mesmo sem a planta ter consciência disso, o sol está ali todos os dias, iluminando, aquecendo, compartilhando sua energia. Assim são os professores: um sol em nossas vidas. Parabéns pelo seu dia! (Leandro Vieira)

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...



Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

És o mais afortunado entre todos os que labutam.

A um médico é permitido conduzir a vida num mágico momento. A ti, é permitido ver que a vida renasce a cada dia com novas perguntas, idéias e amizades.

Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura poderá permanecer por séculos. Um professor sabe que, se construir com amor e verdade, o que construir durará para sempre.

És guerreiro, batalhando diariamente contra a pressão dos colegas, o negativismo, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas tens grandes aliados: Inteligência, Curiosidade.....

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

PARABÉNS PRAM TODOS (AS) NÓS!!!

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.




A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Alguém disse certa vez que professores são como o sol. A semente pode ser ótima, de boa origem, a terra pode ser fértil, pode ser regada todo o dia, mas sem o sol a planta não se desenvolve. E mesmo sem a planta ter consciência disso, o sol está ali todos os dias, iluminando, aquecendo, compartilhando sua energia. Assim são os professores: um sol em nossas vidas. Parabéns pelo seu dia! (Leandro Vieira)





Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...



Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...



Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...



Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.



És o mais afortunado entre todos os que labutam.



A um médico é permitido conduzir a vida num mágico momento. A ti, é permitido ver que a vida renasce a cada dia com novas perguntas, idéias e amizades.



Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura poderá permanecer por séculos. Um professor sabe que, se construir com amor e verdade, o que construir durará para sempre.



És guerreiro, batalhando diariamente contra a pressão dos colegas, o negativismo, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas tens grandes aliados: Inteligência, Curiosidade.....







Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".



Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...



PARABÉNS PRAM TODOS (AS) NÓS!!!



PROFESSOR!!!




SOU UM PROFESSOR QUE PENSA...

... pensa em sair correndo toda vez que é convocado para uma reunião,

que certamente, o responsabilizará mais uma vez, pelo insucesso do aluno.





SOU UM PROFESSOR QUE LUTA...

... luta dentro da sala de aula, para que os alunos não matem

uns aos outros.

Que luta contra seus próprios princípios de educação, ética e moral.



SOU UM PROFESSOR QUE COMPREENDE...

... compreende que não vale a pena lutar contra as regras do sistema,

ele é sempre o lado mais forte.



SOU UM PROFESSOR QUE CRITICA...

... critica a si mesmo por estar fazendo o papel de vários outros profissionais como: psicólogo, médico, psicopedagogo, assistente social, e acaba não sobrando tempo para fazer o seu próprio papel que é o de ensinar.

SOU UM PROFESSOR PACIENTE...

... paciente por que não perde a esperança de dias melhore, e porque espera que a qualquer momento chegue um "estranho" que nunca entrou em uma sala de aula, impondo o modo de

ensinar e avaliar.



SOU UM PROFESSOR QUE SONHA...

... sonha com um aluno interessado... sonha com pais responsáveis... sonha com um salário melhor, um mundo melhor para nossas crianças que serão o futuro do país.

ENFIM, SOU UM PROFESSOR QUE REPRESENTA...

... representa a classe mais desprestigiada e discriminada, e que éincentivada a trabalhar só pelo amor à profissão. Representa um palhaço para os alunos. Representa o fantoche nas mãos do sistema

sendo obrigado a concordar com as falsas metodologias de ensino.

E esse professor, que não sou eu mesmo, mas é uma outra pessoa, representa tão bem, que

só não trabalha como ator, porque já é PROFESSOR e não dá para

conciliar as duas coisas.

Vanisio Luiz da Silva

Professor de Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Membro do Grupo de Estudos e pesquisas em Etnomatematica (GEPEm-FE/USP)

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em etnomatematicas Negras e Indigenas (GEPENI-UFMT)